Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > História da Flona Mário Xavier contada em cartilha produzida na UFRRJ

História da Flona Mário Xavier contada em cartilha produzida na UFRRJ

Texto: Thaís Melo*

O programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier (Flona MX) é vinculado ao Departamento de Geografia (DGG) da UFRRJ e foi criado em 2018. Mas a Flona Mário Xavier, que é o objeto de estudo deste programa, já existe desde 1945. Ao longo dos anos, o espaço teve diversos nomes. O primeiro deles foi “Horto Florestal de Santa Cruz”, apenas em outubro de 1986 o atual começou a ser usado. O propósito da iniciativa também variou ao longo dos anos e hoje a Flona é uma unidade de conservação de uso sustentável.

Com tanta história a ser contada, a aluna do curso de Geografia Tamiris Souza, sob a orientação da docente Karine Vargas, desenvolveram uma cartilha que resume muito bem o passado da Flona MX e também ilustra como ela está atualmente. A cartilha intitulada “Flona Mário Xavier: entre histórias e memórias” faz um apanhado da trajetória da Flona desde a sua criação. O material foi produzido como parte do projeto “Conhecendo a memória viva da Flona Mário Xavier e fortalecendo o pertencimento socioambiental Seropedicense”, apoiado pelo Programa de Bolsas Institucionais em Projetos de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos da UFRRJ.

Para condensar 75 anos de história em 20 páginas, a cartilha é narrada por meio de uma linha temporal desenvolvida através de revisões bibliográficas, entrevistas e rodas de conversas com antigos moradores. Também foram usadas fotografias, narrativas e curiosidades sobre a memória da Flona Mário Xavier. A Flona atualmente usa o termo “Guarda compartilhada” em seu nome para deixar claro que a iniciativa é administrada por mais de um órgão, sendo eles: a Unidade de Conservação (UC), a UFRRJ e a população de Seropédica.

A discente Tamires Souza, começou a atuar efetivamente na Flona no começo de 2019. De acordo com a estudante, o projeto despertou o seu interesse logo que ela soube da sua existência. Tamires resumiu o que para ela é o foco do programa. “Olhar para o nosso território de uma outra maneira, com um olhar frutífero e aguçado, aberto às novas experiências e com respeito ao que foi construído”, contou.

Tamires Souza também relatou como surgiu a publicação. “Durante o processo de escrita do projeto, surgiu a ideia de confeccionar uma cartilha educativa direcionada às escolas da rede pública de Seropédica. O intento principal era de que essa cartilha reunisse a história oficial da Flona, mas também as memórias das pessoas que ajudaram a construir aquele lugar, como ex-moradores e funcionários”. De acordo com ela, através desse processo elas puderam registrar muito da história que constava apenas na oralidade das pessoas que acompanharam a Flona Mário Xavier desde a sua fundação. Registro esse que agora ficará como um presente para as gerações futuras.

A estudante também contou que o maior desafio em produzir esse material foi localizar as fontes que pudessem contar essa história, já que devido à pandemia de Covid-19 a dinâmica das entrevistas precisou mudar, pois não puderam mais ser realizadas presencialmente. Tamires destacou também que esse trabalho foi construído coletivamente, direta ou indiretamente. Isso porque além dos diversos testemunhos e relatos, o projeto só foi possível com o apoio, incentivo e auxílio de muitas pessoas como os funcionários da Flona MX, os moradores que contaram suas histórias, os funcionários da biblioteca que ajudaram a encontrar os materiais certos, sua família entre outros.

Dedicação e responsabilidade com a natureza

A professora Karine Vargas enalteceu a dedicação da estudante, que usou suas habilidades com edição gráfica, criatividade e amor pelo projeto da memória viva. De acordo com a docente, tudo isso foi o grande diferencial deste produto didático. 

“O mais gratificante é ver o quanto resgatar essa memória faz bem para a autoestima dessas pessoas que contribuíram na construção deste espaço. Tive relatos de pessoas que contribuíram para a criação da cartilha que ficaram emocionadas ao ler o material e relembrar tudo que viveram”,contou a professora. As idealizadoras da cartilha esperam que o material contribua para a valorização da Flona Mário Xavier e ajude os moradores da região a perceberem a importância desse lugar tanto no passado quanto no presente.

A orientadora também relatou como vem sendo o trabalho realizado no programa Guarda Compartilhada, que conta com a participação de cerca de 20 alunos que são bolsistas do projeto ou voluntários. “A partir de nossas ações a Flona está tendo condições de oferecer educação ambiental aos visitantes, com a equipe da Guarda Compartilhada buscamos fazer trilhas mais seguras, estando sempre com um número mínimo de cinco monitores”, explicou.

Além das trilhas, que foram suspensas devido à pandemia, a equipe vem focando seus esforços na organização de conteúdos para as redes sociais (divulgação científica) e na organização do “I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu” e “I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier” com data prevista para os dias 22, 23 e 24 de março de 2021. Parte do trabalho realizado por eles pode ser visto no instagram da Guarda Compartilhada.

Os próximos passos

Sobre o futuro, Tamires contou que um novo projeto seguindo a mesma linha de pesquisa já foi submetido e aprovado. Logo, podemos aguardar mais cartilhas sobre a Flona no futuro. ”Queremos produzir uma cartilha biográfica, contando um pouco mais sobre as famílias e as pessoas que passaram pela Flona MX, suas origens e atuações. Também queremos fazer uma cartilha que destaque as produções científicas realizadas na Flona MX. Além de outras cartilhas que contem sobre costumes e histórias que nós ainda não conhecemos sobre o local”, ressaltou a estudante.

Comunicação Proext*

Para conferir a cartilha da Flona clique aqui.

Redes Sociais da Flona:

Instagram da Flona: @guardaflonamx

Fecebook da Flona

 

 

 

 


Postado em 09/09/2020 - 10:48 - Atualizado em 03/11/2020 - 13:51

Últimas Notícias

Skip to content