“Nas trilhas da memória: travessias femininas de letramento escolar” é o mais recente livro da professora Cláudia Arcenio, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEduc/UFRRJ), em que obteve os títulos de mestra e doutora em Educação.
Aprovada em edital específico para publicação, a pesquisa desenvolvida por Cláudia no mestrado recebe ampla divulgação em um e-book com distribuição gratuita pela EDIFBA, editora do Instituto Federal da Bahia.
O livro aborda a trajetória de professoras que foram alfabetizadas na Baixada Fluminense-RJ, comparando as práticas a que foram submetidas naquele período à suas atuais práticas alfabetizadoras.
“Por meio das trajetórias de vida dessas alfabetizadoras, conseguimos identificar as permanências e rupturas nas práticas alfabetizadoras nesse território preponderantemente popular”, afirma a professora que também é pesquisadora do Laboratório de Estudo e Ensino das Trabalhadoras que Afetuosamente Resistem (LAETARE/ UFRRJ).
Para ler gratuitamente, acesse: https://portal.ifba.edu.br/prpgi/editora/livros/ciencias-humanas/nas-trilhas-da-memoria-travessias-femininas-de-letramento-escolar/@@download/file/NAS_TRILHAS_DA_MEMORIA_28.11.2024.pdf