Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Comitê Guandu oferece auxílio para desenvolvimento de projetos ambientais

Comitê Guandu oferece auxílio para desenvolvimento de projetos ambientais

As instituições de ensino que desejam receber auxílio financeiro para realizar um importante projeto ambiental ganharam mais uma oportunidade. O Comitê Guandu-RJ prorrogou as inscrições para o Propesquisa. A iniciativa oferece auxílio financeiro a projetos que visam realizar a análise da qualidade e a identificação e diagnóstico de fontes e minas de água. O objetivo é custear a indicação de propostas de mitigação de ações de conservação, preservação e melhoria de captação de água. Podem participar deste edital instituições de ensino superior ou técnico, públicas ou privadas sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro no site do Comitê Guandu-RJ: www.comiteguandu.org.br.

O Propesquisa tem foco em minas d’água e vai proporcionar aos envolvidos um espaço dinâmico de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento profissional e acadêmico e, ao aprimoramento das ferramentas de gestão de recursos hídricos, contribuindo para uma maior eficácia do investimento de recursos financeiros arrecadados com a cobrança pelo uso da água. Para tanto, o estudante bolsista, além de cumprir a carga horária de aulas teóricas demandadas pelo curso técnico, de graduação ou pós-graduação, executará atividades técnicas para desenvolver as pesquisas. O projeto consistirá na realização da análise da qualidade da água, a identificação e diagnóstico de fontes e minas de água, que se encontram inseridas na área da Bacia Hidrográfica dos Rios Guandu, Guandu-Mirim e da Guarda e indicação de propostas de mitigação, com estimativa de custos; de hierarquização de áreas; de proposição de ações de conservação, preservação e melhoria de captação de água. A oportunidades são para as instituições com cursos técnicos, graduação e ou pós-graduação nas áreas de engenharia (ambiental, civil, florestal, etc) ciências biológicas, ciências da saúde, geografia, geologia e afins, todos devidamente aprovados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor máximo do auxílio financeiro que será concedido é de R$198.091,99 por proposta. Para esse edital foram destinados R$ 792.367,96. Acesse o link  para inscrições e informações.

Postado em 08/01/2020 - 09:14