A PROPPG torna público o Edital N.º 002, de 17 de maio de 2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, para o período de setembro de 2022 a agosto de 2023. As inscrições de projeto(s) de pesquisa e plano(s) de trabalho devem ser feitas via SIGAA/UFRRJ no prazo de 17 de maio a 29 de junho de 2022.
Documentos importantes:
Planilha de Densidade Mercadológica
Manual de submissão do projeto
Manual de submissão do plano de trabalho
A participação no processo seletivo de bolsistas se faz mediante o cadastramento de projeto(s) de pesquisa do(a) pesquisador(a) e plano(s) de trabalho do(s) possível(is) bolsista(s), todos via SIGAA/UFRRJ;
Os únicos arquivos a anexar, por exigência do edital, são as planilhas de produção e de densidade mercadológica;
Toda comunicação referente a quaisquer tipos de dúvida deverá ser feita exclusivamente com o NAAP, através do e-mail naapproppg@gmail.com; qualquer contato dos professores-orientadores referente ao processo seletivo PIBITI 2022 com os docentes do comitê ou com a coordenação institucional durante o período de seleção de iniciação científica será desconsiderado.
Algumas das perguntas frequentes sobre a utilização do SIGAA/UFRRJ no que se refere ao edital são as seguintes:
Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?
Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada bolsa solicitada. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa. Orientações complementares estão na página da PROPPG.
Como anexar planilha de produção?
Resp.: A planilha de produção do pesquisador é um dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita a submissão do projeto.
Caso seja necessário complementar a inscrição com um anexo, como proceder?
Resp.: O material complementar, caso exista, deve ser incluído em um arquivo pdf, o qual deve ser anexado ao projeto de pesquisa.
É preciso informar a linha de pesquisa na página de dados iniciais do formulário de projeto de pesquisa?
Resp.: Sim. A falta dessa informação impedirá o avanço para a página seguinte.
Por que o sistema não avança para a página seguinte quando se clica na opção “Avançar”?
Resp.: Quando essa situação ocorre, uma mensagem de erro é exibida, em vermelho, no topo da página. Frequentemente, a razão é a falta de preenchimento de algum campo obrigatório.
Como solicitar cota de bolsa?
Resp.: Após o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se seguir as opções
Pesquisa→Planos de Trabalho→ Solicitar cota de bolsa
escolher o projeto de pesquisa ao qual a solicitação de bolsa se refere e preencher o formulário de solicitação de bolsa correspondente.
Quantos planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa?
Resp.: Conforme estabelecido em edital, é permitido associar apenas um plano de trabalho para solicitação de bolsa PIBITI a um projeto de pesquisa.
Como retificar uma submissão de projeto de pesquisa após envio?
Resp.: Uma vez enviado, uma inscrição não pode ser retificada. Conforme previsto no edital, é possível realizar a retificação da planilha de produção ou da planilha de densidade mercadológica em período específico através de e-mail. Em caso de envio de solicitação de retificação por e-mail, solicita-se indicar “RETIFICAÇÃO DE PLANILHA – PIBITI” como assunto da mensagem.