Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Curso da Escola Popular de Artes discute caminhos possíveis para uma vida feliz

Curso da Escola Popular de Artes discute caminhos possíveis para uma vida feliz

Os debates serão inspirados na tese de doutorado do coordenador do projeto. Além dessa atividade, são ofertados mais 10 oficinas, workshops e cursos temáticos abertos ao público interno e externo da Universidade Rural.

 

A Escola Popular de Artes (EPA) da Universidade Rural deu início a mais um ciclo de atividades on-line. Ao todo, são 11 oficinas, workshops e cursos temáticos que envolvem desenho, dança, literatura, música, filosofia, horta e redes sociais. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e certificadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) de acordo com a carga horária de cada uma. O período de duração das aulas é de quatro a seis semanas, com um encontro por semana.

 

É possível ser feliz?

No curso “Como ser feliz? Diálogos filosóficos”, o pedagogo e coordenador da EPA, Nikolas Bigler, propõe aos participantes uma investigação do fenômeno da felicidade através de estudos e diálogos sobre as obras de pensadores consagrados no tema como, por exemplo, Aristóteles, Confúcio, Epicuro e Buda.  A ideia é buscar compreender junto aos participantes o que de fato pode ser considerado uma existência feliz e quais são os caminhos possíveis para alcançá-la, segundo a filosofia.

A atividade foi inspirada na tese de doutorado de Nikolas no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), que investiga o adoecimento e a medicalização na formação inicial de professores. 

“Ao longo de minhas experiências profissionais e discentes, percebi que há um quantitativo elevado de alunos da UFRRJ com quadros alarmantes de ansiedade e depressão. Visto que o prazer é um elemento essencial no processo de aprendizagem/educação, a minha reflexão foi: como é possível ministrar uma aula de qualidade quando a turma manifesta um quadro de ansiedade? A partir daí comecei a investigar como chegamos a esse ponto e também as possibilidades de ação”, conta o pedagogo, que estuda questões relacionadas ao adoecimento discente há dois anos. 

Em meio aos seus estudos, o doutorando se aprofundou sobre o fenômeno da felicidade através de teorias orientais e ocidentais clássicas. De acordo com o coordenador da EPA, é fundamental que temas como esse sejam discutidos com seriedade no ambiente acadêmico para evitar que fenômenos como a felicidade sejam relacionados a livros de autoajuda.

“A filosofia não trabalha com uma resposta simples, nem rápida, quiçá alguma garantia, visto que há uma dinâmica na vida e universo. Acho que isso é o que difere a atividade que irei ministrar de um livro de autoajuda ou algo do gênero. O que proponho é um estudo do fenômeno de modo a abarcar a complexidade do assunto, compreendendo em qual contexto algo foi dito, a quem se dirigia, qual é a lógica que permeia a fala daquele pensador. Sem esses elementos presentes, a discussão fica vazia. […] A reflexão que espero despertar [nos participantes], e que também é a minha tese principal de estudo é: o cuidado é necessário”, afirma.

 

 

As atividades

Sediada no câmpus Nova Iguaçu (IM/UFRRJ), a EPA é um projeto de extensão que, desde a sua criação em 2019, tem como objetivo promover o acesso a atividades artísticas e culturais entre os públicos interno e externo da UFRRJ, buscando, assim, instruir e proporcionar experiências estéticas aos interessados. As atividades – ofertadas virtualmente em razão da pandemia do coronavírus – são ministradas pela equipe da EPA, que é formada por bolsistas da comunidade interna e externa da Universidade Rural. 

As inscrições são feitas através do perfil da EPA no instagram. O número de vagas é limitado e varia de acordo com cada atividade.

 

Workshop de dança: Samba para iniciantes – Inscrições encerradas;

 

Workshop: Fundamentos do Instagram – início em 8 de janeiro, às 16h, atividade via Instagram, livre para todas as idades;

 

Horta em Pequenos Espaços – início em 18 de janeiro, às 14h30, atividade via Instagram, livre para todas as idades;

 

Visitando o Brasil através das páginas: Perspectivas da Literatura Brasileira – início em 19 de janeiro, às 14h30, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos; 

 

Desenho criativo com aquarela – início em 20 de janeiro, às 16h, atividade via Youtube, livre para todas as idades;

 

Literatura Sertões: O Nordeste em prosa e verso – início em 21 de janeiro, às 15h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 17 anos;

 

Workshop de dança: Street Dance – início em 22 de janeiro, às 15h, atividade via Youtube, livre para todas as idades;

 

Literatura e história da Estética Árcade luso-brasileira – início em 22 de janeiro, às 15h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos;

 

Oficina de Jazz – início em 23 de janeiro, às 10h, atividade via Zoom, faixa etária a partir de 10 anos;

 

Como ser feliz? Diálogos filosóficos – início em 23 de janeiro, às 16h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 18 anos;

 

Introdução à Teoria Musical – início em 25 de janeiro, às 17h, atividade via Google Meet, faixa etária a partir de 14 anos;

 

Siga a Escola Popular de Artes da UFRRJ nas redes sociais

Facebook

Instagram

Youtube

 

Por João Gabriel Castro, estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Imagem em destaque: Pixabay


Postado em 21/01/2021 - 16:07 -

Notícias Relacionadas

Carbono Zero: projeto de extensão da UFRRJ divulga ações realizadas em 2023
Esporte para transformar: projetos promovem a formação cidadã de jovens da Baixada
Museu de Zoologia da UFRRJ reabre para visitação
UFRRJ promove palestra na Faetec de Marechal Hermes para incentivar ingresso no Ensino Superior
Abertas inscrições para o Festival de Música da UFRRJ

Últimas Notícias

Skip to content