Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Corin/UFRRJ volta a aplicar teste de proficiência em inglês

Corin/UFRRJ volta a aplicar teste de proficiência em inglês

Vai ter mais. No início de setembro, a UFRRJ voltou a aplicar o TOEFL-ITP; em 30/9 será lançado novo edital

Fazer intercâmbio no exterior, ingressar na pós-graduação ou ver em que nível está o domínio do idioma. Seja qual for o motivo, o exame TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Testing Program) é um dos mais reconhecidos no mundo quando o assunto é testar a proficiência na língua inglesa. No início de setembro, estudantes, professores e técnicos-administrativos da Rural tiveram a oportunidade de fazer essa prova, gratuitamente, no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), câmpus Seropédica. Organizada pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin/UFRRJ), esta primeira avaliação contou com 50 selecionados. Para quem perdeu essa chance e tem interesse em fazer o TOEFL-ITP, fique ligado: a Corin vai lançar mais dois editais – o primeiro deles já no final deste mês.

A história das aplicações dos testes de proficiência do TOEFL-ITP começou com o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), criado em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC). Na época, os estudantes de graduação das universidades federais podiam se matricular no curso My English Online (MEO) e em cursos presenciais de inglês. Uma vez cadastrados, também podiam realizar o teste TOEFL-ITP de forma gratuita. Mais tarde, o programa foi ampliado para servidores (docentes e técnicos), além de alunos de instituições privadas e estaduais.

Com o encerramento do IsF em 2019, a Rural e outras universidades deixaram de aplicar o teste. Diante desse cenário, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) firmou um acordo com a empresa responsável pela aplicação do TOEFL-ITP no Brasil, o que possibilitou a retomada dos exames.

Neste ano, a UFRRJ adquiriu 150 testes. A Corin decidiu, então, lançar três editais para selecionar estudantes (de graduação e pós), além de servidores da Rural (professores e técnicos). O primeiro edital foi lançado em 22 de junho, contando com 566 inscritos, dos quais 50 foram escolhidos por meio de sorteio público. De acordo com a Corin, o próximo edital será lançado em 30 de setembro.

“Estou muito feliz com a retomada da aplicação desse teste na UFRRJ”, disse o coordenador da Corin, professor José Luis Luque. “Neste momento, é uma grande satisfação ter uma ação de incentivo ao processo de internacionalização”.

Histórias de quem fez o teste

O TOEFL-ITP é um teste de proficiência em língua inglesa que objetiva medir o nível do idioma em contextos acadêmicos e educacionais. O resultado dessa avaliação é aceito, entre outros, em processos de admissão em universidades estrangeiras. A prova tem um total de 140 questões objetivas, distribuídas em três seções: Listening Comprehension (50 questões, num tempo de 35 minutos), Structure and Written Expression (40 questões, 25 minutos) e Reading Comprehension (50 questões, 55 minutos).

Público heterogêneo. Estudantes, técnicos e professores tiveram a oportunidade de testar seus conhecimentos da língua inglesa

Para a prova do dia 3 de setembro, no PAT, um público heterogêneo de candidatos foi dividido em duas salas. Técnicos, professores, graduandos e pós-graduandos traziam histórias únicas e níveis distintos de relação com o idioma de Shakespeare. Também eram particulares os objetivos que os levaram a realizar o TOEFL. Contudo, eles tinham um desafio em comum naquela manhã de sábado: administrar o tempo, manter o foco e tentar acertar o maior número possível de questões.

“A prova, como sempre, é bem trabalhosa e requer muita atenção e agilidade”, analisou o servidor técnico Marcius Vinicius Silva. “A maior dificuldade é no controle do tempo. Não há possibilidade de releitura; é uma prova que busca realmente saber o nosso grau de entendimento com a língua”, completou o assistente em Administração, que pretende fazer intercâmbio de doutorado.

Outra que apontou o tempo como o aspecto mais complicado do exame foi a professora Laura Letsch Soares, do Departamento de Ciências Contábeis e Finanças (ICSA/UFRRJ). “Achei a prova muito difícil. E a dificuldade maior é o tempo. São muitas questões e pouco tempo para resolver”, opinou a docente, que também ocupa o cargo de auditora chefe da UFRRJ.

Já para Ruan Ferreira, estudante do 8° período de Sistema de Informação, a parte de compreensão oral foi a que mais exigiu sua dedicação. “Não é qualquer pessoa que consegue fazer essa prova, e trazer essa oportunidade para dentro da Universidade foi uma surpresa bastante positiva quando eu soube do edital”, disse o discente, que fez o teste pela primeira vez.

A complexidade do conteúdo, aliada à pressão do relógio, é uma característica da prova que requer uma boa preparação. Como novidade, esta edição do TOEFL-ITP na Rural também ofereceu a todos os selecionados um curso online preparatório, ministrado pela empresa que aplica o exame no Brasil.

“Achei o conteúdo do curso bem objetivo e completo. Ter várias questões para praticar ajudou a conhecer melhor o teste”, avaliou a mestranda Andréa Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDTP).

Para mais informações sobre a internacionalização na UFRRJ e as próximas seleções ao TOEFL ITP, acesse o site e o Instagram da Corin:

Postado em 20/09/2022 - 12:28 - Atualizado em 22/09/2022 - 08:06