Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos PROEXT
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Comitê Guandu concede até R$15 mil a trabalhos científicos em 15 temáticas

Comitê Guandu concede até R$15 mil a trabalhos científicos em 15 temáticas

Com o objetivo de fomentar a pesquisa científica com ênfase em recursos hídricos, promovendo a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão da Região Hidrográfica II do estado do Rio de Janeiro, o Comitê Guandu-RJ publicou o edital de chamamento para a seleção de propostas para concessão de auxílio financeiro. Podem participar da seleção professores de universidades públicas ou privadas, de escolas técnicas e profissionalizantes, e de faculdades e fundações de ensino e pesquisa, sejam essas entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. O edital prevê até 15 mil reais para cada pesquisa, em um total de 300 mil reais disponibilizados. Inscrições vão até 8 de novembro.

 

Podem participar pesquisas desenvolvidas dentro da região hidrográfica II que compreende integral ou parcialmente 15 municípios fluminenses (veja a relação no edital). São 15 áreas temáticas que vão de segurança hídrica e turismo agroecológico a ações para controle de queimadas e plano de comunicação.

 

O projeto de auxílio à pesquisa do Comitê Guandu-RJ é desenvolvido desde 2012 e, neste ano, soma cerca de um milhão de reais em auxílios financeiros disponibilizados, que fomentaram mais de 100 projetos. A iniciativa contempla uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, que prevê programas e ações voltadas ao conhecimento, pesquisa e educação ambiental.

 

O projeto já rende frutos. O resultado de uma das pesquisas científicas que recebeu auxílio financeiro do Comitê vai ser patenteado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rozileni Caletti, em 2017, sob a orientação dos professores Alexandre Lioi Nascentes e Paulo Jansen de Oliveira, desenvolveu no seu mestrado uma pesquisa sobre a utilização de granulado bioclástico para remoção de fósforo no tratamento de lixiviado de aterro sanitário, tendo-se verificado ainda a possibilidade de sua aplicação no tratamento de água de abastecimento e efluentes líquidos. “Por meio dos estudos conseguimos dar uma nova aplicabilidade para o granulado bioclástico e usá-lo para tratar efluentes líquidos que são potenciais poluidores de corpos hídricos”, explicou a química, que recebeu R$ 10 mil de apoio para a pesquisa. Para ela, a iniciativa do órgão é fundamental para estimular a ciência do país.

 

Para se inscrever, os professores devem entregar a documentação exigida impressa, em envelope fechado e identificado, acompanhada de sua respectiva versão digital armazenada em unidade digital, até o dia 8 de novembro, na secretaria executiva do Comitê Guandu-RJ, em Seropédica/RJ. As propostas enviadas via Correios serão consideradas se postadas até a data limite para inscrição e, obrigatoriamente, encaminhadas também por correio eletrônico (e-mail), no formato PDF, acompanhada do comprovante de postagem. O edital completo, a ficha de inscrição e demais documentos e informações estão disponíveis em http://www.agevap.org.br/edital-016-2019.php .

 

Informações pelo telefone (21) 3787 3729 o/ou pelo e-mail editalguandu@agevap.org.br.


Postado em 14/10/2019 - 10:29

Notícias Relacionadas

PPGDT divulga edital para credenciamento de novos professores
Seleção de Monitores – Projeto Saber Comum
Tecnologia assistiva e auxílio de inclusão digital para estudantes com deficiência
Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável credencia professores
UFRRJ abre chamada pública para inscrição de atividades remotas

Últimas Notícias

Skip to content