O campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi incluído em uma campanha científica voltada ao mapeamento do fluxo de calor terrestre, conduzida por pesquisadores do Observatório Nacional (ON/MCTI). A iniciativa também proporcionou uma formação completa aos estudantes do curso de Geologia, com a realização de aula teórica, preparação para as atividades de campo e prática supervisionada.
A ação teve início com uma etapa teórica, na qual os alunos foram introduzidos aos conceitos fundamentais da Geotermia e às atividades envolvidas na aquisição de dados, incluindo a integração com a disciplina de Hidrogeologia, já que as medições foram realizadas em poços artesianos. Em seguida, os estudantes participaram da preparação técnica e, posteriormente, das atividades práticas em campo, acompanhando de perto todas as etapas do trabalho científico.
Durante a campanha, foram realizadas medições geotérmicas em quatro poços artesianos profundos distribuídos no campus, permitindo a coleta de dados sobre a temperatura em subsuperfície. Essas informações são essenciais para o cálculo do fluxo de calor terrestre, indicador que expressa a quantidade de energia térmica proveniente do interior da Terra.
As atividades foram conduzidas pelo pesquisador do Observatório Nacional, Dr. Fábio Vieira, e pelos docentes da UFRRJ, Dra. Suze Guimarães — pesquisadora colaboradora do ON — e o professor Dr. Alexis Nummer. A integração entre pesquisadores e professores fortaleceu a troca de conhecimentos e ampliou a experiência formativa dos estudantes.
Para a professora Suze, a inclusão do campus na campanha tem relevância estratégica em diferentes escalas. Segundo ela, o mapeamento do fluxo de calor em Seropédica contribui para o entendimento regional e nacional dos estudos em geoenergia, ampliando a base de dados sobre o potencial geotérmico do país. Além disso, destaca que a participação dos alunos nas atividades práticas é fundamental para a formação, ao inseri-los diretamente em atividades geocientíficas aplicadas e aproximar teoria e prática.
A experiência também foi destacada pelas estudantes de Geologia Emanoelle Gomes, do 11º período, e Camila Thayná, do 10º período, além de Natália Affonso, geóloga formada pela UFRRJ e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Evolução Geológica (PPGMEG). Elas ressaltaram a importância da atividade para a formação acadêmica, destacando o acesso a instrumentos geofísicos de ponta e a dados reais coletados no próprio campus, o que proporcionou uma experiência teórico-prática relevante.
O fluxo de calor terrestre é uma medida estratégica para estudos que investigam o aproveitamento do calor interno da Terra como fonte de energia. Esse recurso tem ganhado relevância no cenário global por seu potencial como alternativa sustentável e de baixo impacto ambiental.
A inclusão do campus Seropédica na campanha reforça o papel da UFRRJ como espaço de produção de conhecimento e de integração entre ensino e pesquisa, além de contribuir para iniciativas voltadas ao desenvolvimento de novas fontes de energia e à transição energética sustentável.
Entre os envolvidos na ação estão o Dr. Fábio Vieira, pesquisador geofísico do Observatório Nacional e especialista em Geotermia, atual coordenador do Departamento de Geofísica da instituição; a Dra. Suze Guimarães, professora de Geofísica do IGEO/UFRRJ, especialista em Geotermia e Termomagnetismo e colaboradora do Laboratório de Geotermia do ON/MCTI; e o professor Dr. Alexis Nummer, docente de Geologia Estrutural e Geotectônica do IGEO/UFRRJ, especialista em Geoquímica e Geotectônica, que também atua na disciplina de Hidrogeologia do instituto.
Confira as imagens do evento:










