Professores do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho, Celio Ignacio Chagas e Everaldo Zonta – foram os organizadores do livro “Impactos Ambientais Provenientes da Produção Agrícola: Experiências Argentinas e Brasileiras”.
A proposta de se elaborar este livro surgiu ao longo de três anos de convívio e troca de experiências entre docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo da Escola para Graduados da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA). Esta parceria foi viabilizada pelo Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e Argentina através do financiamento do projeto “Impactos Ambientais Provenientes da Produção Agrícola: Contaminação por Metais Pesados, Degradação e Emissão de Gases de Efeito Estufa” pela CAPES-Brasil e SPU-Argentina, coordenado pelos Professores Titulares Dr. Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho (UFRRJ) e o Dr. Celio Ignacio Chagas (FAUBA).
O livro é composto por 21 capítulos agrupados em cinco grandes temas: Manejo e Degradação Física do Solo; Ciclagem de Nutrientes; Fixação de Carbono e Emissão de Gases de Efeito Estufa; Degradação Química de Agroecossistemas; Degradação Biológica de Agroecossistemas, e Resíduos: Geração, Impactos e Uso Agrícola. Estes capítulos foram escritos por 47 especialistas, sendo 24 brasileiros, 21 argentinos e 2 cubanos.
A versão digital encontra-se depositada no servidor da UFRRJ no seguinte link: http://www.ia.ufrrj.br/zonta/impactosambientais2016view.pdf