Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
notícia
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > PROPLADI > Notícias > Primeira reunião de planejamento global e setorial da nova gestão propõe previsibilidade e transparência para os próximos anos na UFRRJ

Primeira reunião de planejamento global e setorial da nova gestão propõe previsibilidade e transparência para os próximos anos na UFRRJ

Institucional | 05/05/2025 - 16:07

Planejar para avançar com previsibilidade e transparência. Essa é a ideia por trás da primeira reunião de planejamento das ações da Administração Central da UFRRJ, que ocorreu no dia 25/04, no Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ).

Reunião de planejamento das ações da Administração Central da UFRRJ, que ocorreu no dia 25/04, no Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ)

Na ocasião, os pró-reitores e gestores de unidades estratégicas da UFRRJ debateram sobre uma proposta metodológica para a elaboração do planejamento global e setorial das ações da nova gestão, que tomou posse este ano.

A coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codin), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), professora Thais Alves Gallo Andrade, é a responsável pela iniciativa junto ao vice-reitor, professor César Da Ros.  A ideia é tornar o planejamento estratégico das ações dos dirigentes da UFRRJ um grande norte para os próximos anos.

A coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codin), professora Thais Alves Gallo Andrade

Thaís explica que o planejamento da gestão iniciou em 2022, a pedido de Roberto Rodrigues, em seu primeiro mandato à frente da Reitoria da UFRRJ. A princípio, envolvia apenas para as Pró-reitorias e a Reitoria. “O aspecto inovador em 2025 foi agregar outros setores estratégicos da Universidade. O planejamento desde o início do mandato possibilita mais tempo para execução”, explica a docente.

No Planejamento da Gestão são considerados a carta compromisso da campanha eleitoral para a Gestão 2025-2029, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), as metas não alcançadas no Relatório de Gestão, o plano de ação resultante do processo de autoavaliação institucional realizado pela CPA e os indicadores dos órgãos de controle.

Análise das conjunturas externa e interna

A reunião do dia 25/04 teve início com uma análise da conjuntura externa e interna da UFRRJ pelo reitor da Instituição. Roberto ressaltou a relevância do planejamento das ações de gestão na atual conjuntura nacional, de orçamento restrito para as universidades.

“É preciso que todas as unidades que estão ligadas à gestão da Universidade estejam envolvidas neste planejamento, criando um modelo de ação. Isso não significa que o planejamento seja algo ‘amarrado’. Ele é dinâmico, não é estável. Constantemente precisamos reavaliá-lo”, explicou o reitor em sua fala de abertura.

Em seguida, o vice-reitor César Da Ros avaliou o cenário interno, as demandas da comunidade universitária durante a campanha e os desafios da Universidade para os próximos anos.

O setor de planejamento da UFRRJ

Thaís Gallo, que foi pró-reitora adjunta da Propladi na gestão anterior, explica que a Pró-Reitoria foi criada há 11 anos. No entanto, somente no ano de 2025 a UFRRJ passou a ter um pró-reitor adjunto sem acúmulo de cargo. Nos últimos oito anos, a cadeira do pró-reitor adjunto era acumulada com alguma coordenadoria da Propladi – a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codin) -, o que limitava as ações desta última, uma vez que precisava ser dividida com a Gestão Estratégica da UFRRJ, explica a docente, que agora está à frente da Codin exclusivamente. “O trabalho da Codin é realizar levantamento de dados e informações para auxiliar a Gestão Superior na tomada de decisões”, completa.

Atualmente, a Codin desenvolve algumas linhas de trabalho: o Relatório de Gestão, o Censu do Ensino Superior, o Rural em Números, o acompanhamento do PDI, a Gestão de Riscos e a Gestão Ambiental. Na equipe, Carolina Leal Ferreira, Hugo Neves Delgado, Michel Pereira Lessa Simões, Lucimere Antunes Santos, Raphael Rodrigues de Paula e Hekyra Fernandes. Os servidores da Codin também exercem outros trabalhos pontuais, como o cadastrador parcial, o SIORG, o SIGAdmin e a gestão de contrato.

Como coordenadora, Thaís Gallo, além de apoiar todas as linhas de atuação, também exerce ações operacionais, como os indicadores acadêmicos e administrativos, auxílio na realização do planejamento dos setores estratégicos e seu acompanhamento, auxílio em diagnósticos para subsidiar políticas, planos, dentre outras ações estratégicas.

Próximos passos

A Codin agora fará uma rodada de reuniões com os dirigentes dos setores estratégicos presentes na reunião para ajudar a definir e construir as propostas e ações de cada setor para o quadriênio 2025-2029.

Após as contribuições de cada setor e de cada Pró-Reitoria, haverá um processo de análise e consolidação das informações para formalização do documento que será objeto de discussão em um seminário de planejamento.

Participam do processo de planejamento Global e Setorial da UFRRJ para o quadriênio 2025-2029, além das Pró-Reitorias, a Casa da Agricultura, Sustentabilidade, Território e Educação Popular (Caste); a Comissão Permanente da Política Institucional pela Diversidade, Gênero, Etnia/Raça e Inclusão; a Coordenação de Produção Integrada ao Ensino, Pesquisa e Extensão; a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS); a Coordenadoria de Educação a Distância; a direção do Câmpus de Campos dos Goytacazes; a direção do câmpus de Três Rios; a direção do câmpus de Nova Iguaçu; a Prefeitura Universitária; a Divisão de Guarda e Vigilância; e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ.

Texto e fotos: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.

Notícias Relacionadas

Ir para o conteúdo
Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.