Na última quarta-feira (9/4), foi inaugurado o Núcleo de Práticas Contábeis e Financeiras, situado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICSA/UFRRJ). Esse novo espaço possibilitará que alunos e professores do curso de Ciências Contábeis desenvolvam atividades práticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
O espaço era uma demanda do curso iniciada em 2010, com a docente Tereza de Jesus. A partir de 2015, por iniciativa do professor Alessandro Alves, deu-se início às atividades do antigo Escritório de Práticas Contábeis, em um espaço improvisado no prédio do PPGE, com o apoio do professor Sérgio Barbosa, que desenvolveu importantes trabalhos e atividades com os alunos, com muito esforço, mas ainda sem o sistema de contabilidade.
Agora o novo espaço Núcleo de Práticas Contábeis e Financeiras passa a ser pensado como um lugar para abraçar os três eixos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, uma vez que o curso tem e já teve projetos de extensões de grande relevância para a comunidade ruralina. É o caso do projeto de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, idealizado pela professora Heloísa Lordello e que, desde 2012, mantém-se contando com distintos professores tanto na coordenação quanto na orientação. Nesse ano de 2025, o projeto IRPF será coordenado pela professora Maria Aparecida.
No período de 2020 a 2024, a professora Heloisa Lordello manteve o projeto MEI em Ação. Desde 2020, a docente coordena o projeto “Consultoria online do IRPF”, e assumiu, em 2024, a coordenação do até então EPC. Além desses projetos, o Departamento de Ciências Contábeis e Finanças mantém vários outros na área financeira. Sendo assim, a nova proposta para o Núcleo abraçará os projetos das áreas contábeis e financeiras.
A professora e coordenadora do curso, Cleia Maria da Silva, na ocasião da inauguração, agradeceu a todos os docentes, discentes e técnicos que fizeram o curso acontecer até agora, e declarou que os alunos estão muito felizes com esse novo espaço, onde “poderão errar sem medo, levando o aprendizado da teoria para a prática”, declarou. A docente fez um agradecimento especial ao diretor do Instituto, professor Rodrigo Amando e toda a sua equipe do ICSA que não mediram esforços para a inauguração.
O diretor do ICSA, Rodrigo Amado, agradeceu as parcerias que contribuíram para tornar o núcleo uma realidade. “Tudo o que vocês vão ver ali dentro é um processo de muito esforço, muita luta para que os equipamentos e os mobiliários pudessem ser conseguidos. Então, aqui agradecemos, mais uma vez, Reitoria, Prefeitura, coordenação, chefes de departamento, professores e alunos, que tiveram empatia e souberam entender o momento para que a gente pudesse apresentar o melhor para vocês”, declarou.
Estiveram presentes à inauguração, o reitor Roberto Rodrigues; o pró-reitor adjunto de Graduação, Cláudio Melibeu; o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Luiz Felipe Osório; o prefeito universitário, Paulo Chaves; o chefe de departamento Alexandre José Teixeira, além de professores e alunos do curso.
Texto: Ana Clara Tavares, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ, com edição da coordenação do curso de Ciências Contábeis
Fotos: Lais Veiga, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ
**Última edição em 19/04/2025.