Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Cursos da Rural têm bom desempenho no Enade 2014
Cursos da Rural têm bom desempenho no Enade 2014
O Inep, instituição responsável por avaliar o sistema educacional brasileiro, recentemente, divulgou o resultado das avaliações do Enade, ano base 2014. A boa notícia é que diversos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, avaliados naquele ano, receberam ótimos conceitos. O IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) da Rural se manteve em quatro (4) e a instituição ocupa a 35ª colocação no ranking geral. Foram avaliadas 230 instituições em todos os estados da federação. As escalas variam sempre de um a cinco.
RESULTADO
Dos 38 cursos da Rural avaliados pelo Enade em 2014, 10 cursos distribuídos entre os câmpus Nova Iguaçu (NI) e Seropédica (SER) receberam a nota máxima pelo Inep: Ciências Biológicas (L), Engenharia florestal, Geografia (L) (NI), Geografia (L) (SER), História (N) (SER), História (V) (SER), Letras – Português/Literatura (L) (NI), Matemática (L) (SER), Química (L) (I), Sistemas de Informação. Outros 15 cursos receberam conceito quatro, são eles: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (B), Ciências Sociais (B e L), Engenharia de Alimentos, Filosofia (L), História (B) (N e V) (SER), Letras – Português/Espanhol/Literaturas (NI), Letras – Português/Inglês (SER), Letras – Português/Literaturas (SER), Pedagogia (NI e SER), Química (L) (N). Os 13 cursos restantes, avaliados em 2014, receberam conceitos três ou dois.
As licenciaturas, como se pode observar nas relações acima, se destacaram na avaliação do Inep. Além disso, alguns cursos criados no Reuni – programa de expansão e restruturação das Universidades Federais – se sobressaíram, como é o caso de Sistemas de Informação, Geografia (L) (NI e SER), Ciência da Computação, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, dos cursos de História (NI e SER) e das quatro graduações em Letras. Com esse resultado, a UFRRJ reforça o seu compromisso de excelência no Ensino Superior e na formação de professores.