“Meu nome é Marcela Souza Machado, 21 anos, estou no 7º período de Agronomia. Sempre tive o sonho de estudar numa universidade federal. Quando eu terminei o ensino médio e passei pra cá, foi um sonho realizado. Eu sou de Piraí, sul do Estado. Moro em Seropédica durante a semana e vou pra minha cidade aos finais de semana. Eu mudei muito desde que vim pra Rural. Foi minha primeira experiência fora de casa e, com isso, amadureci. E justamente por ver a mulher forte no mercado, a maioria na universidade e ocupando os melhores cargos, isso me dá uma força. Quando eu sair daqui, pretendo seguir carreira acadêmica. Eu penso em dar aula. Sou apaixonada pela Rural. Se eu pudesse continuar aqui seria muito legal (risos). Já estou quase no final da graduação e já dá aquele friozinho na barriga.
Eu acho que as mulheres representam muito bem essa Universidade. Eu fico admirada e fico mais forte quando vejo algumas militando. Fico admirada também com a compaixão que uma tem pela outra. Abraçar a causa da outra e apoiar é o que me faz ter orgulho de ser ruralina.”
Marcela Souza Machado, 21 anos, aluna de Agronomia #MulherUFRRJ
Este depoimento faz parte da Série Mulher UFRRJ que, ao longo do mês de março, publicará histórias de mulheres que ajudam a construir e fortalecer a comunidade universitária da UFRRJ. As entrevistadas são selecionadas aleatoriamente pela equipe da CCS/UFRRJ e podem manifestar livremente suas opiniões e contar sua história com a Rural. Agradecemos a todas elas que concederam seu tempo, sua imagem e compartilharam sua história conosco.
Por Bruna Somma e Natália Loyola/CCS