A programação contou com reuniões na Reitoria, com o vice-reitor da UFRRJ, professor César Da Ros, e a professora Júlia Hauck Tiburski, da Coordenadoria de Relações Internacionais e
Interinstitucionais (Corin), e no Instituto de Agronomia, com o diretor professor Everaldo Zonta, e a professora Lúcia Helena dos Anjos, do Departamento de Solos. Participaram das reuniões os
pesquisadores alemães Sabine Schlüter e Gernot Heisenberg, da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, e Oliver Wisser e Sven Schulze, da Universidade de Tecnologia de Clausthal.
A programação foi organizada pelo docente do Departamento de Fitotecnia, Instituto de Agronomia, professor Willian Pereira, e pelo pesquisador do câmpus Campos dos Goytacazes Tamys Luiz Fernandes. O objetivo da visita foi estreitar os laços entre as instituições e explorar novas possibilidades de parcerias, incluindo o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Como resultado dessa colaboração, será assinado um acordo de cooperação entre a UFRRJ e a Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, visando ao desenvolvimento de projetos conjuntos e a mobilidade acadêmica.
O primeiro intercâmbio ocorrerá no primeiro semestre de 2025, com a vinda de uma mestranda da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia. Essa iniciativa reforça o compromisso da UFRRJ em ampliar sua presença internacional e promover a troca de conhecimentos no âmbito acadêmico e científico.
Texto com informações do Instituto de Agronomia