A professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) María del Carmen Villarreal Villamar teve dois artigos publicados no Estadão nos quais analisa a questão migratória nos Estados Unidos sob o prisma das eleições presidenciais.
Para a docente, “apesar de não ser o tema número um da campanha democrata, a forte politização da agenda migratória levou a candidata Kamala Harris a afirmar que o sistema de imigração está ‘quebrado’ e precisa ser consertado”. Leia o artigo completo aqui: Como Kamala Harris vai lidar com a questão da imigração se vencer as eleições nos EUA?.
Já Donald Trump continua empunhando a bandeira anti-imigração para mobilizar suas bases e infligir medo nos eleitores de uma “invasão” de imigrantes. “A postura de Donald Trump sobre as migrações é cada vez mais virulenta. Em abril deste ano, o candidato Republicano chamou de “animais” e “não humanos” os imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos, utilizando uma retórica degradante e desumanizadora que tem sido usada repetidas vezes durante a campanha e que lembra as definições utilizadas em governos ditatoriais”, escreve María. Leia o artigo completo aqui: Como Donald Trump vai lidar com a questão da imigração se vencer as eleições nos EUA?
O conteúdo integra uma série de artigos de opinião publicados nest asegunda-feira, dia4/11, em que especialistas em diversos temas respondem como será o mundo em caso de vitória de Donald Trump ou de Kamala Harris.
Acesse: https://www.estadao.com.br/