Um dos ícones do jornalismo do Sul Global, a revista “Cadernos do Terceiro Mundo” completa 50 anos de lançamento. Criada em Buenos Aires, em 1974, ela foi publicada até 2005, quando sua sede já funcionava no Rio de Janeiro. Para debater o papel da publicação e refletir sobre os atuais desafios no campo da comunicação democrática, será realizada, de 29 de outubro a 1º de novembro, a conferência “Jornalismo e Democracia – Revista Cadernos do 3º Mundo – 50 anos: história e legado”. Com participação de professores da Rural, o evento vai reunir pesquisadores e profissionais que fundaram e atuaram nos 30 anos de existência da revista. As palestras serão realizadas no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (Av. Rui Barbosa 762, Flamengo
Rio de Janeiro/RJ), mas poderão ser acompanhadas virtualmente no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube.
A UFRRJ está entre os organizadores da conferência e dois de seus docentes vão participar das palestras. No dia 30/10, das 15h às 17h, o professor Macario Costa (Instituto de Ciências Exatas) estará na mesa “Cadernos: redação e produção editorial”. No mesmo dia, das 17h30 às 20h, o professor Rafael Alonso (Instituto Multidisciplinar) vai mediar a mesa “O papel da Cadernos na cobertura internacional”.
Programação e inscrições no website oficial do evento: https://terceiromundo.org
Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ), com informações de Ricardo Portugal (Comunicação IM/UFRRJ)
Imagem: organizadores