Atividade tem como objetivo levantar o debate sobre educação patrimonial através da imagem e da pintura
Na quarta-feira (16/10), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o professor do Departamento de Artes (DeptAR), Marcelo Amaral Coelho e a aluna do curso de Belas Artes, Andressa Santos apresentaram uma palestra sobre educação patrimonial por meio da imagem e da pintura como forma de valorização do patrimônio cultural da UFRRJ. O evento, realizado na sala de multimídia do Pavilhão Central (P1), no campus Seropédica, contou com a participação de alunos de diversos cursos, interessados na pesquisa desenvolvida pela estudante.
Muito atraída pela área da pintura, Andressa Santos produziu uma pesquisa que incentiva a valorização e a preservação dos espaços da Rural a partir de 25 desenhos e pinturas da universidade. O objetivo do projeto é demonstrar como a produção artística está relacionada à construção da identidade individual e coletiva dos alunos da instituição.
Ao longo do trabalho, Andressa explorou a ideia da universidade como um lugar de memória. “Eu realmente vivo a universidade. Pego o fantasminha, janto no bandejão com meus amigos, fico no prédio do meu curso. Toda essa vivência contribuiu bastante para a construção de uma subjetividade, e também do meu olhar, que está presente nas pinturas”, contou Andressa.
Ela foi orientada pelo professor Marcelo Amaral Coelho, que destacou, durante a palestra, a importância da comunidade em reconhecer a Rural como um patrimônio cultural e em preservar esse espaço, que é coletivo. “O patrimônio é parte de um grupo. Eu preciso entender que a minha memória individual só tem valor quando inserida em um coletivo. Isso é algo que carregamos aqui na universidade. Temos uma identidade muito marcante”, afirmou Marcelo.
Essa identidade está registrada nas pinturas de Andressa Santos. Com desenhos que retratam os ambientes e o cotidiano da Rural, ela consegue despertar sentimentos afetivos na comunidade acadêmica, promovendo debates sobre a necessidade de valorizar e preservar esse patrimônio.
Texto: Rafaela Campos e Laura Berg – estudantes de Jornalismo da UFRRJ.
Fotos: Rafaela Campos.
Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Edição de texto: Nicole Lopes – bolsista da CCS/UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/