Nós, reitoras e reitores componentes do Friperj (Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino superior) manifestamos todo o nosso apoio ao presidente da Faperj, professor Jerson Lima.
A Faperj tem servido como esteio da comunidade científica do Estado do Rio de Janeiro, proporcionando valiosos avanços na infraestrutura e no funcionamento do sistema de CT&I. Este papel estruturante e estratégico da Faperj tem sido possível graças à garantia do repasse dos recursos financeiros pelo governo do Estado que tem sido feita sob a coordenação da presidência da Faperj a partir de editais públicos que julgam com transparência o mérito científico dos projetos.
Portanto, consideramos que a manutenção do presidente da Faperj, pesquisador reconhecido pela comunidade acadêmica, é essencial para a garantir a integridade desta valiosa instituição que promove ciência, tecnologia e inovação como instrumento de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.
Temos a expectativa que o Governador reveja esta decisão para o bem da Faperj, da comunidade científica e da população do Estado do Rio de Janeiro.
Ana Paula Giraux Leitão, Reitora do Colégio Pedro II;
Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, Reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF);
Gulnar Azevedo e Silva, Reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
José da Costa Filho, Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio);
Mauricio Saldanha Motta, Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ);
Rafael Barreto Almada, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Vice-presidente do Friperj;
Roberto de Andrade Medronho, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Roberto de Souza Rodrigues, Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Presidente do Friperj;
Rosana Rodrigues, Reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf);
Victor Barbosa Saraiva, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).