Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > UFRRJ celebra inauguração da pista de equitação da Equoterapia

UFRRJ celebra inauguração da pista de equitação da Equoterapia

Evento marca uma nova etapa do projeto inovador da Universidade Rural

 

A inauguração da pista de equitação da Equoterapia marca uma nova etapa para o futuro da prática na Universidade Rural

Inclusão e transformação social. Em 3 de outubro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) festejou a inauguração da pista de equitação da Equoterapia. O projeto trabalha com a inserção de crianças com espectro autista em atividades com cavalos, visando pontos como a melhoria do desenvolvimento motor e social. O evento ainda contou com um debate entre representantes de chapas pré-candidatas à Reitoria da Universidade, onde os mesmos se comprometeram em atender as demandas da iniciativa.

 

Há mais de uma década operando nos espaços da UFRRJ, o projeto de Equoterapia é o primeiro do segmento a ser registrado como método educacional por uma universidade no Brasil. “Fica aqui toda uma trajetória da Equoterapia da Rural, que está buscando transformar esse projeto num programa. Já temos 11 anos atendendo muitas crianças e proporcionando mais de 130 bolsas para alunos de graduação, mestrado e especializações”, destacou José Ricardo da Silva Ramos, professor do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DeptTPE) e coordenador das atividades.

 

Do manejo dos cavalos ao tratamento com as crianças, o circuito de atividades conta com um grande grupo de professores, coordenadores, bolsistas e voluntários. Pessoas que enxergam na equoterapia uma forma de aprender, ensinar e transformar vidas. “É um trabalho exaustivo, mas a recompensa é ver a evolução das crianças, o que é muito gratificante. Por vezes, muitas crianças chegam estressadas e já se acalmam com a presença dos cavalos”, relatou Lucas Lima, aluno do curso de Zootecnia da UFRRJ e bolsista do projeto.

 

A equoterapia atua no Brasil há mais de 30 anos, sendo introduzida oficialmente em 1989 com a criação da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), órgão responsável pela regulamentação e difusão da prática no país. Além de auxiliar no pleno desenvolvimento de crianças com autismo, muitos são os ganhos também para as famílias. Mãe de uma das crianças abarcadas pela Equoterapia UFRRJ, Emanuelle Barbosa ressalta a evolução que seu filho teve em dois anos de atividades: “Meu filho tinha muita sensibilidade a toque, texturas e uma dificuldade de se equilibrar. Hoje em dia ele já consegue inserir a alimentação no cavalo, ficar com a textura da pele molhada, ir à praia e ficar com a roupa molhada, por exemplo. Ele consegue hoje em dia conviver com outras crianças e ter uma vida social melhor através desse projeto”.

 

 

A inauguração da pista de equitação da Equoterapia marca uma nova etapa para o futuro da prática na Universidade Rural. É um espaço para o esporte, para o atendimento, atividades equestres e para a evolução também de pesquisas. A nova meta é transformar o projeto num programa que tenha recursos próprios para se manter e expandir seu núcleo de atividades, segundo o professor Ramos.

 

“O conselho que eu dou é que as mães pesquisem sobre o assunto e saibam os benefícios que a equoterapia pode trazer, não só para os nossos filhos, mas também para nós, que somos mães. Uma vez que ela age em benefício dos nossos filhos, o ganho também é nosso. Eu costumo dizer que eu também faço a equoterapia porque para mim ela funciona como uma forma de terapia. O fato de ver a melhora dele age na minha melhora também”, reforçou Emanuelle sobre a importância e o impacto do projeto para outras famílias.

 

 

Texto: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ

Fotos: Sara Reis Macedo, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ

Revisão e edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)

 

 

 


Postado em 11/10/2024 - 13:12 - Atualizado em 14/10/2024 - 10:56

Notícias Relacionadas

Estudo da UFRRJ e UFF sobre parâmetros bioquímicos de orquídeas como ferramenta para monitorar qualidade do ar ganha prêmio em congresso
Discentes de RI têm artigo selecionado no Edital Y20, do G20
Capes aprova curso de Mestrado Acadêmico em Direito na UFRRJ
Egresso da UFRRJ recebe Menção Honrosa da Medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag” por sua dissertação
Residência Profissional em Agronomia oferece vaga para a área de Fitotecnia – Cultura do Lúpulo

Últimas Notícias

Skip to content