Os professores Luiz Leandro e Geruza Tavares D’Avila, ambos do Mestrado Acadêmico em Administração (Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UFRRJ), participam de três livros recém-lançados.
A Dra. Geruza Tavares D’Avila – que além do PPGA/MA, atua no Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, publicou parte de sua pesquisa de doutorado no livro “Transições dos estudantes: reflexões ibero-americanas”, organizado pelas professoras Tânia Regina Raitz (Universidade do Vale do Itajaí/SC) e Pilar Figuera-Gazo (Universidade de Barcelona). O capítulo “Estudo e trabalho, trabalho e estudo? Mediação universitária nas trajetórias laborais”, de autoria da profa. Geruza D’Avila, contou com a participação da doutoranda Regina Célia Paulineli Borges e da profa. Maria Chalfin Coutinho (UFSC). A publicação da profa. Geruza contribui para a linha de pesquisa do Programa “Organizações, Estado e Sociedade” e para o “Grupo de Estudos em Administração Contemporânea (GEAC)” do CNPQ, ao qual pertence a professora. O tema tenta desnaturalizar o processo de inserção profissional das juventudes, mostrando o quanto as políticas da educação superior, assim como as políticas laborais, impactam na construção das trajetórias sócio-laborais. Além disso, provoca o leitor sobre a questão da formação profissional no Brasil no âmbito dos cursos noturnos. Afinal, como conciliar trabalho e estudos? Como as organizações de ensino e de trabalho vêm lidando com os trabalhadores-estudantes e/ou estudantes-trabalhadores? Esse é um debate necessário para os/as gestores.
O Dr. Luiz Leandro é autor de capítulos dos livros “Educação Ambiental: reflexões político-pedagógicas” e “Saberes e Práticas de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro”, como parte dos resultados de sua pesquisa de doutorado na Uerj. O capítulo “Soluções tecnológicas ecoeficientes: uma breve análise” e sua participação na pesquisa “Projeto Pegada Ambiental” com a construção de uma metodologia para a educação ambiental na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, envolveu 14 diretorias regionais articuladoras de ações administrativas e pedagógicas nos 92 municípios do Rio de Janeiro em que os educadores refletem criticamente sobre os processos educativos e apontam pistas para a construção de espaços educadores sustentáveis. O estudo contribui para a Linha de Pesquisa do Programa, Estratégia, Mercados e Aprendizagem no sentido de expor práticas e propor instrumentos de gestão com vistas à capacitação e formulação de novas abordagens de gestão, tecnologias sociais e inovação e amplia o escopo do projeto “Conexão de Saberes: Alternativas de Desenvolvimento Socioambiental Local Estratégico (CONSAB)”, o qual o professor Luiz Leandro coordena.