A Pró-reitoria de Graduação torna público o calendário de colação de grau coletiva (ordinária) dos cursos de graduação UFRRJ/CEDERJ/EAD. Este procedimento destina-se aos discentes que concluírem o curso no semestre letivo 2024.1 e anteriores.

COLAÇÃO DE GRAU COLETIVA (ORDINÁRIA)

colação de grau coletiva (ordinária) NÃO requer inscrição. Neste caso, os discentes aptos para a colação de grau serão aqueles que estiverem com status FORMADO no momento da geração da lista de FORMADOS. Ou seja, não precisa de solicitação por parte do discente. A inclusão é de ofício pela PROGRAD.

Para estar apto para a colação de grau, os discentes devem cumprir alguns requisitos obrigatórios, tais como:

    • INTEGRALIZAÇÃO: o discente deve constar com status FORMADO até o momento da análise da sua situação acadêmica pela DRA. Os processos de aproveitamento de créditos devem ser abertos com antecedência e os lançamentos de horas complementares devem ser realizados antes desta data.
    • IMPEDIMENTO DISCIPLINAR: o discente não poderá ter processo disciplinar que o impeça de colar grau.
    • ENADE: é normal o ENADE ingressante e concluinte constar como pendente no histórico. Essa pendência somente é verificada e atualizada no período de análise pela DRA (ver calendário). Cabe às Coordenações de Curso e aos concluintes, independente da pendência do histórico, a verificação e correção (se for o caso), de possíveis irregulares discentes no ENADE, quais sejam: não inscrição no ENADE pelo Coordenador e/ou ausência de discente inscrito.
    • DOCUMENTOS DE IDENTIDADE E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO: os documentos devem ser submetidos pelo Sistema Acadêmico da UFRRJ (SIGAA), seguindo a orientação (link). Após a publicação da lista dos FORMADOS aptos e não aptos, o discente não apto poderá́ recorrer da decisão, através de procedimento a ser divulgado na publicação do resultado. Uma lista atualizada será publicada após o período de recurso. Após a atualização não haverá mais possibilidade de recurso.
    • NADA CONSTA DA BIBLIOTECA: o discente não deve ter pendências na biblioteca. A PROGRAD solicitará a lista para a BIBLIOTECA. Então basta acompanhar o resultado. Se estiver não apto, regularizar a pendência durante a fase de recurso.

 

ATENÇÃO PARA A DOCUMENTAÇÃO:

Deve-se inserir os documentos de Identidade e Certificado de Conclusão do Ensino Médio. O Documento de Identidade deve ser o mais recente e servirá para atos de registro e expedição de diploma, conforme estabelecido no inciso III, do art. 12, da Portaria MEC nº 1.095/2018.

Será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou outro documento de identificação que possuir a informação da naturalidade.

Para a comprovação de conclusão só será aceito o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Não será admitido outro tipo de comprovante, como Declaração de Conclusão e Histórico Escolar.

Datas em 2024 Eventos
15 de setembro Prazo final para os discentes inserirem a identidade e o certificado de conclusão do ensino médio no SIGAA.
16 de setembro Geração da lista de FORMADOS para análise pela DRA.
16 a 27 de setembro Análise da lista de FORMADOS pela DRA.
30 de setembro Publicação da lista de FORMADOS aptos e não aptos à colação de grau.
01 a 04 de outubro Prazo para recursos de discentes não aptos a colar grau.
07 a 11 de outubro Análise documental dos recursos.
14 de outubro Publicação dos dias e horários das cerimônias de colação de grau.
14 de outubro Divulgação lista final dos discentes aptos à colação de grau em 2024-1.
21 a 23 de outubro Período para a colação de grau coletiva de 2024-1