Sustentabilidade e preservação da água. Nesta quinta-feira (06/06), na Semana Rural, o Salão Verde do Instituto de Veterinária recebeu uma importante e rica palestra sobre a legalização de captação de água no meio rural. A atividade foi ministrada pelo geólogo Cássio Pires, Fundador & CEO da Geohídrica, e trouxe uma detalhada visão de um problema real e invisível na sociedade: o aproveitamento ilegal do recurso hídrico.
A superfície do planeta Terra é composta por cerca de 70% de água, o que torna este recurso vital para sustentar ecossistemas, regular o clima e tornar a vida humana possível. A utilização deste recurso, no entanto, nem sempre é feita da maneira correta. Um tópico importante, mas que é pouco discutido, é a utilização ilegal do recurso, principalmente no meio rural. Foi para falar sobre este tema que o Instituto de Veterinária promoveu a palestra “Legalização de captação de água no meio rural” , na quinta-feira da Semana Rural 2024.
“Foi uma palestra voltada para a conscientização sobre saneamento básico e a legalização de captação de água, principalmente no meio rural. Falamos sobre vários cenários precarizados de saneamento na cidade e no meio rural, para trazer a importância deste recurso que é vital para a humanidade: a água”, destacou Cássio Pires, geólogo formado pela UFRRJ e fundador da Geohídrica. Empresa, esta, que tem como foco as questões dos recursos hídricos, da captação de água e de sustentabilidade.
Texto: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS
Fotos: Isabela Soares, colaboradora da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.