Sob o comando de Antônio Brandão, engenheiro agrônomo e servidor da UFRRJ, o minicurso foi realizado no Setor de Grandes Culturas, proporcionando aos alunos muita teoria e mão na massa com atividades práticas.
A oficina teve como objetivo falar sobre o cultivo orgânico de pitayas, frutos exóticos de cactos pertencentes aos gêneros Hylocereus e Selenicereus. Em destaque por terem o sabor doce, as pitayas possuem múltiplos benefícios à saúde, sendo ricas em vitaminas e minerais.
“O curso foi dividido em duas etapas, sendo a parte teórica em sala de aula explicando o que são as pitayas e como é feito o manejo da cultura, desde o plantio à produção e a colheita. A segunda parte foi a prática, onde demonstramos no campo o que foi passado anteriormente”, detalhou Antônio Brandão.
Desse modo, os participantes tiveram contato com o campo e colocaram em prática o conhecimento recém-adquirido. O ambiente ao ar livre proporcionou uma experiência prática única, permitindo o contato com os utensílios necessários para o cultivo consciente e bem sucedido das pitayas, onde todos os participantes se aventuraram.
Texto e Fotos: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.