A importância que os dados têm hoje para a nova economia equivalem à importância do petróleo para a velha economia. Os dados se tornaram a matéria-prima de muitos negócios e um recurso vital para uma nova forma de valor econômico. Atualmente, as empresas mais valiosas do mundo usam dados para entender o comportamento dos usuários, personalizar serviços, direcionar publicidade e tomar decisões estratégicas.
Tendo em vista este cenário, e em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ (PDI), o Instituto Três Rios levou ao Conselho Universitário, com apoio do reitor Roberto Rodrigues, a proposta de criação do curso de bacharelado em Ciência de Dados. A proposta foi aprovada e a Rural assume um papel dinâmico na formação do capital humano, conjugando as estratégias da instituição com as do mercado e da sociedade.
A importância de um curso como esse em Três Rios, que tem influência direta para a região centro-sul fluminense e para parte da Zona da Mata Mineira, impactará uma população de 13.022.861 habitantes. Além disso, a gratuidade do ensino e a existência de bolsas de permanência potencializam o processo de inclusão social nessa área de elevada empregabilidade para os eventuais egressos. A demanda por profissionais na área de dados, tomando o cenário nacional, é estimada em 550 mil profissionais até 2025 e 700 mil até 2030.
Com a criação do bacharelado em Ciência de Dados, a UFRRJ soma 61 cursos de graduação.