A Expo contou com a presença de representantes dos 10 municípios que compõem a região turística Baixada Verde, o que evidencia a integração da região no que tange ao planejamento do setor. Além disso, o evento contou com artesãos de todos os municípios da Baixada Verde, shows de artistas locais e debates, ao longo do dia. As mesas aconteceram no auditório central do Instituto Multidisciplinar. Na parte da manhã, a 3ª Expo trouxe cases de sucesso, cujos convidados foram André Portugal, prefeito de Miguel Pereira; Nilo Sérgio, subsecretário de Estado de Turismo; Marco Navega, presidente da IGR Costa do Sol; e Akira Taguti, proprietário da Instância Turística Jonosak. Nas discussões, abordaram dados relevantes para o cenário turístico atual no estado do Rio de Janeiro e possibilitaram falas inspiradoras para a Baixada Verde.
No turno vespertino, os convidados foram Pablo Ramoz, produtor do programa Expedição Rio; Katie Weintraub, representante do sítio Sinal do Vale e do projeto Recôncavo da Guanabara; Jhonatan Seixas, guia de turismo e influenciador digital; e, Anne Bomfim, turismóloga e influenciadora digital, que compuseram a mesa “A Baixada também tem turismo”, expondo o cenário atual dos produtos turísticos já trabalhados na região.
Para encerrar o dia, houve o lançamento do site do Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde, que expõem o trabalho realizado pelo Observatório desde 2018. Na mesa estavam a Profa. Dra. Isabela Fogaça, coordenadora geral do Observatório e docente do curso de Turismo/UFRRJ e do Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
(PPGPaCS/UFRRJ); as Profas. Dra. Maria Angélica Maciel e Dra. Teresa Mendonça, coordenadoras adjuntas e docentes do curso de Turismo/UFRRJ; e, a Turismóloga Gabriella Sena, coordenadora discente e última bolsista do projeto de extensão.
Texto: professoras Isabela Fogaça e Gabriella Sena
Fotos: Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde