A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro recebeu representantes da Associação de Universidades Africanas (AAU), no dia 26/04, no câmpus de Seropédica. A visita resultou no início das tratativas para a inclusão da UFRRJ no projeto da AAU, que já conta com o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A Rural foi a primeira Universidade do mundo a aderir à cooperação realizada entre a UFRJ e a AAU. A participação da instituição nesse projeto vai permitir maior cooperação científica entre a África e a América Latina por meio da interação entre os estudantes, técnicos e docentes das universidades que fazem parte da associação.
Um dos objetivos da união entre a AAU e as duas universidades brasileiras é o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, financiamento de estudos e capacitação acadêmica para a resolução de problemas que o Brasil e países da África enfrentam nas áreas de sustentabilidade, segurança alimentar, infraestrutura, energia e saúde pública. Estima-se que a cooperação pode levar ciência e tecnologia para mais de 400 universidades da África.
Estiveram presentes na chegada da AAU à UFRRJ, o professor Abdulwahab Olasupo Egbewole, vice-reitor da Universidade de Ilorin (Nigéria) e Secretário Geral da Associação de Universidades Oeste Africanas; o professor Isaiah Wakindiki, vice-reitor da Universidade KCA (Kenya); o professor, Antonio Chivanga Barros, pró-reitor do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (Angola); a professora Simone Mura, vice-reitora da Universidade Unised (Moçambique); o professor Clínio Amaral, coordenador do curso de História da UFRRJ; e a professora Flavia Vieira, diretora do ICHS.
O professor de História Alain Pascal foi o intermediário da visita à Universidade, enquanto a coordenadora da Corin, professora Shana de Mattos, foi a responsável por dar início à movimentação junto ao Superintendente de Relações Internacionais da UFRJ para a inclusão da UFRRJ no projeto da AAU, resultando em um Memorando de Entendimento entre as partes, com a assinatura do vice-reitor da Universidade, professor César da Ros, e do Secretário Geral da Associação das Universidades Africanas, Olusola Bandele Oyewole.
Texto: Matheus Mendonça – bolsista de Jornalismo da CCS
Fotos: Isabela Soares, colaboradora da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ.