Em dezembro de 2023, o Brasil passou à presidência do bloco G20 e espera-se que a cidade do Rio de Janeiro receba, em novembro de 2024, os chefes de Estado do grupo em um grande encontro da cúpula.
Até novembro, várias reuniões ocorrerão no Rio de Janeiro e em todo o Brasil como parte de organização do evento.
Em encontro realizado ontem (22/02), promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo do município do Rio de Janeiro, no local onde ocorrerá o G20, representantes de universidades se reuniram para avaliar possibilidades de organização de eventos e ações paralelas ao evento principal (side events). Na reunião, esteve presente a docente Gabriela Rizo, coordenadora de Educação a Distância (EaD) da UFRRJ, à convite da secretária de Ciência e Tecnologia, professora Tatiana Roque (UFRJ).
Ainda como parte dos esforços para antecipar e promover os debates trazidos pelo evento principal, a coordenação do curso de Relações Internacionais da UFRRJ foi convidada pela prefeitura do Rio de Janeiro para participar de uma visita guiada ao espaço da Reunião de Chanceleres do G20, na Marina da Glória.
Participaram desta visita, ontem (22/02), a coordenadora do curso Debora Gaspar e a vice-coordenadora Marina Vitelli. Um grupo de 10 alunos de RI da UFRRJ acompanhou-as na visita ao espaço.
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ
Fotos: coordenação de Relações Internacionais e Gabriela Rizo