Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > ICHS promove curso de extensão para lideranças sociais

ICHS promove curso de extensão para lideranças sociais

O projeto reúne moradores de 14 municípios do Rio de Janeiro

Um grupo de docentes do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ) construiu, em parceria com a Casa Fluminense, o Curso de Extensão Políticas Públicas, Desenvolvimento e Direito à Cidade. O curso tem como objetivo capacitar militantes de organizações da sociedade civil em ações e levantamentos específicos de questões urbanas, para produção de Agendas Locais. O projeto foi dividido em três blocos e a primeira etapa foi finalizada em dezembro.

A seleção de participantes foi feita por edital, durante o mês de setembro, e teve como requisito a participação em lutas e organizações sociais. Durante o processo, foi solicitado aos inscritos que escrevessem um memorial que apresentasse os movimentos em que estavam engajados em suas cidades. O projeto soma 53 lideranças dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Volta Redonda, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes.

Em outro processo, 26 desses inscritos foram selecionados para receber bolsas de extensão, sendo 20 para o papel de mobilizadores e seis para a categoria de organizador de mobilização. Os classificados foram contemplados com uma bolsa acadêmica com a duração de 10 meses.

A professora Flávia Braga Vieira, do Departamento de Ciências Sociais (DCS-ICHS), convidada a coordenar o projeto, disse que observou, já no processo seletivo, que o grupo de inscritos era muito diverso. Pessoas de diferentes gêneros, idades e formações, de diferentes organizações como associações de bairro, grupos ambientalistas, assistência social, cozinha comunitária, entre outros, se inscreveram para participar do curso.

Com isso, foram escolhidos para compor o  primeiro bloco de aulas teóricas, na modalidade remota, especialistas da Universidade e de outras instituições da sociedade civil, entre elas a Casa Fluminense. Professores, com experiência em educação popular, discutiram diferentes assuntos de mobilização urbana como saúde, segurança pública, transporte, alimentação e educação. “Vários professores possuem a experiência de cursos de formação com movimentos sociais. Douglas Almeida é pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS-UFRRJ), e também trabalhou na Casa Fluminense; O Henrique Silveira, que também é da Casa Fluminense; a professora Nalayne Mendonça (DCS-ICHS), que tem bastante experiência em cursos de formação da sociedade civil na área de segurança pública. O professor Igor de Carvalho, docente do Departamento de Educação do Campo (DECMSD-IE), também experiência na área de formação, falou sobre a questão da alimentação.

Flávia Braga ainda ressaltou que a diversidade de participantes tornou a experiência muito rica e interessante. As aulas são acessíveis e com linguagem de fácil compreensão, mas também levantam conhecimentos acadêmicos,  de mais complexidade, que são contextualizados pelas experiências pessoais dos mobilizadores. Participativos, sempre que alguma questão mais abstrata era abordada em sala, um dos participantes trazia para a realidade de seu município. “É o encontro entre esses diferentes saberes, o saber acadêmico e os saberes da experiência de quem tá na luta pra fazer uma sociedade melhor” disse a professora.

Mobilização nos municípios 

Com o término do bloco teórico no início de dezembro, os mobilizadores e organizadores de mobilização começarão a parte prática do curso, preparando Oficinas de Diagnóstico locais e Oficinas de Agendas Municipais. Esses módulos contarão com dois encontros presenciais, cada, nos municípios, sendo uma expositiva/dialogada e outra prática.

Acompanhados da equipe do projeto, os mobilizadores serão responsáveis por observar o que existe e o que não existe de políticas públicas na região. Elaborar formas para identificar problemas locais e propor planos de mudanças. “Apresentaremos uma metodologia de como é que faz esse levantamento antes. Procurar informações, que nas aulas teóricas já foi aparecendo um pouco. Depois voltaremos para fazer a oficina da agenda propriamente dita, onde é diagnosticado o que se tem e o que que está faltando.” informou a coordenadora Flávia.

A professora afirmou que será importante o potencial de mobilização dos militantes. Nesse módulo, será necessário reunir outras lideranças locais, coletivos e a população geral, para fazer diagnósticos e articular maneiras de promover a defesa de direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Os moradores são, neste momento, os maiores contribuidores na identificação de demandas e vulnerabilidades fundamentais para a transformação da cidade.

As agendas locais produzidas pelos mobilizadores serão impressas e disponibilizadas digitalmente. O objetivo é dar continuidade e fortalecer o debate público, alimentando cobranças aos governantes, contribuindo na luta por cidades mais justas e democráticas, e no desenvolvimento dos municípios envolvidos. “As agendas em última instância, elas são isso. A gente pode aportar com esse conhecimento da Universidade, mas para que essas pessoas possam seguir multiplicando isso nessas práticas.” concluiu a coordenadora.

Além dos professores da UFRRJ, atuam na equipe seis estudantes bolsistas, que foram selecionados para tarefas específicas: dois mestrandos e um  doutorando do PPGCS, que irão levantar dados sobre os municípios e apoiar as oficinas presenciais; e duas estudantes de jornalismo e uma de ciências sociais que auxiliarão nas atividades de divulgar as ações do curso e na produção das agendas.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro reconhece na militância social o potencial de saberes, interação e potencialização de conhecimentos adquiridos em outros ambientes. O curso surge, então, como um potencializador de mobilizadores para questões urbanas de cidades com diferentes atividades econômicas e outros problemas locais, que fogem da lógica das grandes cidades.

 

Texto: Lara Almeida, estudante de jornalismo da UFRRJ, sob orientação de Alessandra de Carvalho (DLC-ICHS).

Imagem: Freepik


Postado em 22/12/2023 - 12:24 - Atualizado em 12/01/2024 - 14:14

Notícias Relacionadas

Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove workshop sobre legado de Johanna Döbereiner para a ciência agrícola
Coordenador do Proef participa de fórum sobre dupla (esporte-educação) e transição de carreira (esporte-trabalho)
Docentes do curso de Turismo do IM/UFRRJ participam do G20 Social
Estudo da UFRRJ e UFF sobre parâmetros bioquímicos de orquídeas como ferramenta para monitorar qualidade do ar ganha prêmio em congresso
Discentes de RI têm artigo selecionado no Edital Y20, do G20

Últimas Notícias

Skip to content