A UFRRJ esteve presente, nesta quarta-feira (13/12), na inauguração da agroindústria de processamento de produtos de origem vegetal, em Mangaratiba, município da Costa Verde do Rio de Janeiro. A unidade faz parte do projeto de extensão “Capacitar para gerar”, coordenado pela professora Maria Ivone Barbosa, do Departamento de Tecnologia de Alimentos (IT/UFRRJ). A iniciativa é uma parceria da Rural com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, com financiamento da empresa Vale.
“Esse é um projeto de grande importância, que ressalta o papel decisivo da Universidade para o desenvolvimento local”, disse o reitor Roberto Rodrigues, que participou da inauguração. “A agroindústria é uma parte dessa ação. Outra etapa é o envolvimento dos produtores locais na produção agroindustrial, o que vai aumentar o poder de renda desses trabalhadores e trabalhadoras. E a Rural continuará envolvida nesse processo de desenvolvimento, capacitação e pesquisa”.
Além do reitor e da professora Maria Ivone, a UFRRJ foi representada pela professora Clarissa de Oliveira, vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur).
Com informações e imagens da Prefeitura de Mangaratiba
Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)