Exibição do filme documental “Desova” será amanhã, dia 23, no auditório Gustavão do câmpus Seropédica, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O curta-metragem é fruto da parceria entre a Rural e o Fórum Grita Baixada – movimento social em prol de iniciativas voltadas para os direitos humanos na região da Baixada Fluminense, onde a Universidade se localiza – e aborda o tema “desaparecimentos forçados”.
A obra de Laís Dantas – que venceu o 12º Festival Internacional de Cine Político (Ficip), em Buenos Aires, na categoria Melhor Curta – foi produzida pela Quiprocó Filmes e teve a colaboração do professor da UFRRJ e doutor em sociologia, José Cláudio Souza Alves – especialista na área da Sociologia, com ênfase em violência urbana na Baixada Fluminense, criminalidade, sociologia da religião, entre outros. Nalayne Pinto, Adriano Moreira de Araujo, Gabriel Souza Alves, Augusto Perillo, Amanda Gabrielle, Jaqueline Gomes, Lucas Nogaroli, Lucas Conti e Joseane Martins foram alguns dos professores colaboradores.
Pela proximidade do tema com a Universidade, a UFRRJ fez a exibição do filme também nos dias 05 e 12 de novembro. Para mais informações, acesse: Quiprocó Filmes (quiprocofilmes.com.br)
Texto: Yasmin Alves (bolsista de Jornalismo sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social)