Evento destacou servidores antigos e promoveu maior integração com a Universidade
Reconhecimento e gratidão. Estas foram as palavras-chave da celebração do realizada na última quinta-feira, 26/10, quando a comunidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se reuniu para comemorar em grande estilo o Dia do Servidor Público. A comemoração, promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) e com apoio do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), contou com um farto coffee break, apresentações musicais, homenagens a servidores antigos, diversos sorteios ao longo do dia e, ainda, um bolo especial para festejar a data.
O Dia do Servidor Público é um momento dedicado à celebração e ao reconhecimento do trabalho dos servidores públicos, que desempenham funções essenciais para o funcionamento do Estado e a prestação de serviços à sociedade. Na UFRRJ não é diferente, pois todo o funcionamento dos seus espaços é transformado por muitas das mãos de diversos servidores espalhados em todos os câmpus ruralinos. Pensando nisso, um merecido dia de celebração foi proposto.
O reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues, participou da celebração, que ocorreu no auditório Gustavo Dutra, o Gustavão. Segundo ele, ser servidor público, hoje em dia, é um desafio diário e constante. “É, acima de tudo, entender o quanto podemos e devemos construir o melhor para o nosso país. Ser servidor público, de uma universidade pública e de um colégio técnico público, é uma responsabilidade redobrada”, destacou ele. Assim, o dia de comemoração começou, com uma mesa especial de discursos que, além do reitor, contou com a presença de Marcelo Salles, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Rejane Santiago, pró-reitora de Planejamento, e Maurício Martins, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rural (Sintur).
A solenidade inicial foi promovida para homenagear e conceder ao técnico administrativo Reginaldo Antunes a Comenda do Mérito Universitário, e à professora Áurea Echevarria, o título de Professora Emérita.
Servidor da UFRRJ há 42 anos, Reginaldo Antunes é um dos profissionais mais antigos em atividade e experiência não falta à sua jornada. Atuando hoje no Departamento de Contabilidade e Finanças na Coordenação de Orçamentos, já passou pela tesouraria, foi diretor de orçamento e finanças, pró-reitor adjunto de assuntos financeiros, pró-reitor de assuntos financeiros e classificado como “uma pessoa ímpar, sempre disposta e disponível para auxiliar a todos que precisem da sua orientação e apoio”, por Miliane Moreira Soares de Souza, pró-reitora de Gestão de Pessoas. Emocionado, Reginaldo agradeceu as homenagens e dividiu os méritos: “ao longo desses anos já passei por muitos percalços e adversidades, mas agradeço muito aos companheiros que estiveram comigo nesta caminhada”.
Quem também recebeu sua merecida homenagem foi a professora Áurea Echevarria, do Instituto de Química. Seu currículo extenso é prova de sua excelência. Profissional na Universidade Rural há mais de 40 anos, ela foi reconhecida como professora emérita. “Tenho muito a agradecer à Universidade pela oportunidade de vivenciar essa experiência acadêmica, permitindo que eu participasse do ensino, da pesquisa, da extensão e, também, da administração. Áurea foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.
As homenagens, entretanto, não pararam por aí. Convidada surpresa a ser chamada no palco para receber seu devido reconhecimento foi a servidora Iguaciara do Nascimento Santos, presente no quadro técnico da UFRRJ há 50 anos. “Só tenho a agradecer a todos. Não fazemos nada sozinhos e eu costumo dizer que tudo que eu faço é por amor. Tenho orgulho de ser servidora pública e federal. É um orgulho que temos que ter e nada vai nos combater. Precisamos acreditar e fazer”, comentou a diretora do Departamento de Administração e Gestão de Pessoas.
A segunda parte do Dia do Servidor contou com uma feira de demonstrações de produtos produzidos pela Rural e que estavam em exposição, um tour sobre o câmpus Seropédica com os novos servidores técnico-administrativos e, ainda, um evento de “bake off” para finalizar as atividades. “No serviço público, estamos pouco acostumados a ter momentos de celebração, momentos em que vemos a instituição como um lugar também de alegria e crescimento. Por isso, eventos como esse são muito importantes na minha visão. Estamos celebrando a nossa ação, o companheirismo e o nosso fazer diário, um espaço de reconhecimento”, disse Miliane Moreira Soares de Souza, pró-reitora de Gestão de Pessoas e uma das entusiastas da organização do evento.
Texto: Rafael Gutierrez (bolsista de Jornalismo sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social)
Fotos: Nicole Lopes e Débora Clara (estudantes de Jornalismo sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social)
Veja aqui a galeria de imagens das comemorações do Dia do Servidor na UFRRJ