Muito mais que um orientador acadêmico, Francisco Carlos de Francisco nos orientou na vida! Francisco seguiu à risca as diligências de Freire no que temos de educador ideal! Chegando a ter 38 orientados e com nível de produção de 1 (um) trabalho por orientado a cada bimestre, o Laboratório de Mapeamento Ambiental da UFRRJ (LAMAGEDENASA) esteve presente em inúmeros eventos sob sua orientação, premiações também não faltavam, totalizando 5 de melhores trabalhos acadêmicos, destaques para um dos 3 eventos ambientais mais importantes da contemporaneidade brasileira, o Congresso Nacional do Meio Ambiente, onde um trabalho sobre a orientação de Francisco alcançou a premiação máxima neste congresso – isto para um universo de mais de 1000 trabalhos de todo Brasil.
Francisco também foi figura importante no cenário político da UFRRJ, mesmo que ali estivesse atuando há pouco tempo, sempre contribuiu com suas falas de uma experiência inexorável que trouxera da UNESP, onde também foi professor universitário. Francisco foi figura supra importante para o curso de Geografia e o departamento de Geociências da UFRRJ, bem como para toda UFRRJ, inúmeras foram suas contribuições no CONSU, CEPE e FAPUR. Francisco também foi membro da Revista Continentes: Revista de Geografia da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Chefe do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais do CNPQ e um dos principais responsáveis por trazer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a UFRRJ.
Infelizmente na noite do dia 24/12/2015, nosso querido orientador veio a falecer. Só temos a agradecer ao Francisco Geógrafo, Historiador e Educador Físico, ao Francisco pai e amigo! Nós, orientados, só temos a agradecer por acreditar em nossas capacidades, obrigado pelo carinho e compreensão imensuráveis!
Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, foi um imenso prazer para nós dividirmos um planeta e uma época com você, Professor Francisco Carlos de Francisco.
Assinado,
Orientados do Professor Francisco