Durante o mês de setembro, integrantes do Núcleo de Articulação de Acervos e Coleções da UFRRJ (NAAC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, participaram de uma oficina de comunicação e popularização científica organizada pela coordenação do Núcleo e pela equipe do Projeto “Comunicação para a popularização da pesquisa produzida na UFRRJ”. Na formação, os participantes obtiveram conhecimento sobre os principais componentes para um planejamento de divulgação dos trabalhos de extensão.
Apresentação de projetos
Ao final de três encontros, os alunos prepararam apresentações de seus projetos de divulgação científica adequados aos contextos em que trabalham. A criatividade permitiu que eles elaborassem ideias sobre como conduzir as atividades junto aos públicos que visitam os espaços das coleções, além de trazer maquetes, panfletos e relatar as respectivas experiências no local de trabalho e pesquisa.
A equipe do Museu de Microscopia, por exemplo, revelou que trabalha em parceria com alunos do curso de Belas Artes para a elaboração de esculturas e modelos táticos, com o intuito de tornar a visita ao espaço do projeto ainda mais acessível para o público interessado.
Essas apresentações dos planos de divulgação aconteceram durante a última aula da oficina, no dia 19, e foram baseadas no exercício proposto na aula anterior. A maioria dos projetos trabalhou com atividades com foco na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 16 a 19 de outubro em todos os câmpus da UFRRJ.
A oficina
As aulas foram ministradas pela professora Alessandra de Carvalho, do Departamento de Letras e Comunicação, coordenadora do Projeto de Comunicação para Popularização da Pesquisa, pelas alunas Carolina Veras, do curso de Psicologia (Proverde/JB), e Thaís Oliveira (Biext/Proext), de Jornalismo, e pela jornalista Gabriela Venâncio. A primeira sessão introduziu informações teóricas e técnicas sobre a comunicação e a importância da popularização científica para a sociedade e para a Universidade. Na segunda aula, as instrutoras explicaram sobre as etapas de elaboração de um projeto de divulgação científica, independente da área de estudo.
Em maio deste ano, a equipe desse Projeto de Extensão também ministrou a oficina para os bolsistas do Proverde, do Jardim Botânico da UFRRJ (JB-UFRRJ), que culminou na feira de divulgação científica realizada no Jardim durante a Semana do Meio Ambiente.
As oficinas de formação têm como meta promover a pesquisa que acontece na Rural, ao levar aos pesquisadores a reflexão sobre importância da popularização do conhecimento e mostrar a eles como lidar com elementos da comunicação a fim de difundir a informação de acordo com o público e contexto cultural. Dessa forma, ao mesmo tempo que o conhecimento se espalha, os pesquisadores e seus objetos de estudo também se tornam mais valorizados, dentro e fora da Universidade.
A cada oficina de comunicação e popularização da ciência, a equipe responsável realiza mudanças para aprimorar os conteúdos a serem apresentados. A terceira edição está programada para o dia 18 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.
Acesse e divulgue a programação da SNCT: https://snct.im.ufrrj.br/
Texto: Thaís Oliveira – estudante de Jornalismo. Bolsista do Projeto.
Imagens: Gabriela Venâncio