O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, marcou presença no Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej) para apoiar as empresas juniores da Rural que participaram do evento. Durante o encontro, o reitor se reuniu com representantes das empresas juniores da Universidade, enfatizando a importância da ocasião para a troca de conhecimento e o desenvolvimento profissional dos estudantes.
“É fundamental ter essas empresas juniores na Universidade, próximas à Administração Central, identificando e compreendendo o papel formativo que essas empresas desempenham para nossos alunos”, declarou Roberto Rodrigues.
A visita do reitor aconteceu na última sexta-feira (15), marcando o segundo dia do evento que começou na quinta-feira (14) e terminou no domingo (17). Durante a visita de Roberto Rodrigues, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes no Riocentro para o ENEJ. Entre as empresas juniores da UFRRJ que participaram do encontro estavam Ecossam Jr. (Empresa Jr. de Consultoria e Assessoria Agrícola e Ambiental), Núcleo Consultoria Jr. (composta pelos cursos de Farmácia, Engenharia de Materiais e Engenharia Química), Rural Jr. Consultoria (Análise de Solo e Consultoria Agrícola), Ceta Jr. consultoria (Engenharia e Tecnologia de Alimentos), Flora Júnior (Empresa Jr. de Engenharia Florestal), Mensurar Júnior (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica), XPORT Jr. (Empresa Jr. de Consultoria Internacional), AD Júnior Consultoria (Empresa Jr. do ITR em Gestão de Negócios) e Multi Jr (Empresa Jr. de consultoria em Gestão de Negócios).
“Aqui o Brasil inteiro está reunido para um propósito maior: o empreendedorismo. Estamos conhecendo diversos cases e tendo uma experiência com o mercado sênior. Tem sido uma experiência muito boa’’, enfatizou a presidente da Multi Jr, Isadora do Carmo.
O Enej é um evento anual que reúne as empresas juniores de todo o país para discutir temas relacionados ao empreendedorismo, educação empreendedora e tecnologia. A edição de 2023 do evento ocorreu no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, novamente após 18 anos, e foi organizada pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), com o apoio da RioJunior (Federação das Empresas Juniores do Rio de Janeiro). Um dos objetivos do evento é preparar os participantes para o mercado de trabalho promovendo experiências empresariais, educação empresarial e a troca de conhecimento a nível nacional.
Ainda nesta semana, o reitor da UFRRJ vai reunir-se em seu gabinete com os representantes das empresas juniores (EJs) da universidade para debater as melhores formas de incentivo e apoio às EJs.
Texto: Matheus Mendonça, bolsista/CCS
Fotos: Rafael Gutierrez, bolsista/CCS