Com o objetivo de, simbolicamente, apresentar a retomada do apoio à pesquisa e, também, tratar da recomposição orçamentária para pesquisa e inovação, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, esteve em evento na UFRJ dois dias atrás. O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor, José Luis Luque, participaram e assistiram a palestra “Novos tempos para a ciência e tecnologia no Brasil”, proferida pela ministra, que defendeu os temas e sua importância para o desenvolvimento e a soberania do Brasil. Cerca de 500 pessoas estiveram reunidas no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.
O professor Roberto Rodrigues participou da mesa de abertura como presidente do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), fez uma breve exposição sobre as atividades do fórum e enfatizou a importância das políticas públicas de apoio ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no estado e no país.
Outras pessoas das áreas da ciência e da tecnologia, no Brasil, também participaram da mesa presidida pelo reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho: o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima da Silva, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do MCT, Celso Pansera, a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, assim como a deputada federal Jandira Feghali e a deputada estadual Dani Balbi, entre outros participantes.