Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > A importância do trabalho da categoria dos técnicos-administrativos no âmbito da UFRRJ

A importância do trabalho da categoria dos técnicos-administrativos no âmbito da UFRRJ

O trabalho realizado pela categoria dos Técnicos-Administrativos (TAE´s) no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) é imprescindível à garantia da sua autonomia, bem como para o cumprimento do princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, consagrado no Art. 207 da Constituição Federal. Sem a atuação dos TAE´s nas diversas dimensões do Ensino Superior, o funcionamento das IFES seria inviabilizado, comprometendo a sua existência como instituição pública garantidora do direito social à educação.

 

A despeito do reconhecimento da importância do trabalho dos TAE´s nas universidades, e por suas respectivas comunidades, constata-se que esta categoria, ao longo dos últimos anos, vem sendo alvo de severos retrocessos em seus direitos, materializadas em políticas governamentais orientadas pela égide do “Estado mínimo”.

 

Tais políticas preconizaram a redução do tamanho do Estado, mediante a privatização de empresas estatais prestadoras de serviços públicos essenciais à população, pela aprovação de reformas regressivas no âmbito dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, entre as quais podemos mencionar a reforma da previdência, a reforma trabalhista e a reforma administrativa, ocorridas a partir da década de 1990 e aprofundadas em período recente.

 

Com a implantação destas reformas, ocorreu um processo progressivo de extinção de cargos nos órgãos da administração pública, com um consequente avanço da terceirização, ao mesmo tempo em que houve uma restrição à abertura de concursos públicos para o provimento de novas vagas, nos diversos níveis de governo, cenário que se agravou nos últimos anos com o congelamento dos salários dos servidores públicos em geral, e da categoria dos TAE’s em especial, que ocasionou uma perda de renda de suas famílias.

 

Como resultado destes processos, observou-se uma diminuição gradativa do número de TAE´s nas IFES decorrente dos processos de aposentadoria e falecimentos, e da destinação insuficiente de códigos de vagas por parte do governo federal para a abertura de novos concursos públicos, o que interfere no aumento das demandas de trabalho sobre o quadro de servidores em exercício.

 

Nas situações dos cargos extintos, as IFES se viram obrigadas a contratar empresas terceirizadas para a realização de serviços que antes eram prestados por TAE´s. E, por fim, o estrangulamento orçamentário imposto ao setor público pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016 (teto de gastos) vem impossibilitando as IFES no pleno atendimento das demandas de melhoria das condições de trabalho de seus servidores (docentes e TAE´s), mediante a realização de investimentos em obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e de recursos tecnológicos.

 

A despeito do cenário adverso aqui apresentado, é importante destacar que a UFRRJ conta com um competente quadro de TAE´s atuando em diferentes setores acadêmicos e administrativos, e que, com sua dedicação, empenho e compromisso com a Instituição, vem contribuindo desde a sua fundação para o funcionamento das suas atividades-fim, nos seus quatro câmpus.

 

Além disso, a categoria dos TAE´s, por meio da atuação de suas representações junto aos conselhos deliberativos, vem contribuindo no debate e na implementação de importantes políticas institucionais, tais como: a) a estruturação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e elaboração de seu Regimento Interno; b) a implantação do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIGRH), responsável pela modernização e informatização dos processos de gestão de pessoas na instituição (100 % digitais); c) a elaboração e implementação do Programa de Qualificação Institucional (PQI) em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), que vem oportunizando a qualificação dos TAE´s na formação em nível de mestrado e doutorado; d) a definição das demandas do Plano Anual de Capacitação (PAC) coordenado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep); f) a constituição do Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ, que durante o período da pandemia forneceu orientações atualizadas sobre as recomendações expedidas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, e acompanhou a evolução dos casos da doença em estudantes e servidores da universidade; g) a participação na elaboração e implementação das deliberações que regulamentam a jornada flexibilizada de 30 horas, a implantação do ponto eletrônico e o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), entre inúmeras outras ações e políticas.

 

A contribuição do trabalho da categoria dos TAE´s também se expressa na ocupação de cargos de direção de pró-reitorias, direções de câmpus e de importantes setores estratégicos da Instituição que, com seu competente trabalho, vem auxiliando na superação das adversidades e dos desafios impostos no último quadriênio, marcado por fortes restrições orçamentárias às IFES e pelo enfrentamento à pandemia da COVID-19, que ceifou a vida de valorosos colegas com históricos de vida profissional de muita dedicação à UFRRJ.

 

Durante o período da pandemia da COVID-19, o trabalho da categoria dos TAE´s foi imprescindível para manter os setores considerados essenciais em funcionamento, ao mesmo tempo em que conferiu suporte decisivo na implantação do Ensino Remoto Emergencial e da modalidade do Teletrabalho. Além disso, a atuação dos TAE´s também foi fundamental na preparação das condições para o retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas, ocorrido em março de 2021. Este trabalho possibilitou o retorno gradativo, da pujança das atividades presenciais desenvolvidas no período anterior à pandemia.

 

Conforme informado em nosso portal eletrônico, no último dia 07 de julho, a UFRRJ recebeu a visita virtual de uma comissão de avaliadores do Inep para fins do seu segundo recredenciamento junto ao MEC, na qual a nossa instituição obteve a nota máxima 5, no relatório final. A obtenção desta nota máxima deve ser celebrada e comemorada como uma conquista coletiva de toda a Instituição, obtida a partir de um trabalho coletivo realizado pela categoria dos TAE´s, dos docentes e discentes, no âmbito das coordenações de cursos, dos departamentos, dos institutos, dos conselhos deliberativos, das pró-reitorias, das assessorias, da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e de todos os setores administrativos. Ademais, é importante mencionar, ainda, a contribuição decisiva do trabalho dos TAE´s na organização da Semana Rural de 2023 e na viabilização das ações de extensão universitária previstas em sua programação.

 

Diante do exposto, a Administração Central da UFRRJ ao reconhecer, valorizar e respeitar o trabalho desempenhado pela categoria dos TAE´s, reafirma o seu compromisso e disposição na manutenção e aperfeiçoamento dos canais democráticos de diálogo com as suas representações, com vistas à apreciação das demandas da categoria.

 

Para tanto, em reunião realizada no dia 29/06/2023, no gabinete de Reitoria, com a presença de representantes dos TAE´s, o reitor, professor Roberto Rodrigues, e o vice-reitor, professor César Da Ros, comprometeram-se com a publicação da presente nota e, também, com a realização de uma audiência pública a ser organizada conjuntamente, com vistas a debater as principais demandas da categoria dos TAE´s, bem como a construção de uma minuta de deliberação, para posterior discussão e aprovação no Conselho Universitário (Consu), contendo diretrizes de atuação no combate ao assédio moral, em alinhamento à legislação em vigor.

 

Por fim, a Administração Central reafirma que continuará atuando fortemente junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e aos seus fóruns assessores, na interlocução com o Congresso Nacional e com o Governo Federal, com vistas à reestruturação da carreira dos servidores TAE´s e pela recomposição do seu quadro, no âmbito das IFES.

 

Administração Central da UFRRJ

 

 


Postado em 14/07/2023 - 16:10 -

Notícias Relacionadas

Nota sobre reajuste das bolsas e ampliação da base de cobertura dos auxílios estudantis
Nota de repúdio aos atos de violência política cometidos em Brasília
Administração Central da UFRRJ saúda nova equipe de gestão do MEC

Últimas Notícias

Skip to content