Em parceria da prefeitura de Seropédica com a Universidade, o evento oferece palestras e discussões sobre questões ambientais e temas transversais ao tema, conscientizando a população da importância de iniciativas que contribuam para a sociedade de maneira sustentável. Nas palavras da secretária municipal de Meio Ambiente da cidade, Flávia Constantino: “a conferência é uma oportunidade de as instituições e de a sociedade compartilharem e terem conhecimento do que a Secretaria de Meio Ambiente faz, porque falar de meio ambiente é falar de vida.”
Hoje, a programação continua no auditório Gustavo Dutra, o Gustavão, com a exposição de trabalhos técnicos e a eleição dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, para gestão referente a 2023 e 2024. Duas cadeiras são destinadas à sociedade civil organizada e as demais são determinadas por lei municipal a serem ocupadas pela Prefeitura, pela Câmara Municipal e pela própria Universidade.
A feira de agricultura familiar tomou conta da frente do P1 ontem de manhã com bancas de frutas, legumes, hortaliças, vegetais e diversos outros produtos orgânicos produzidos por pequenos produtores rurais da nossa região.
A feira, que é organizada por Nataly Freire de Oliveira e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar na Baixada Fluminense e nas áreas do entorno da UFRRJ. “Conseguir integrar essa temática de produtos orgânicos e agricultura familiar na Semana Rural é um ganho muito grande. Trazer cada vez mais essa discussão para a comunidade e para a população é muito importante para nós” destacou Nataly, uma das coordenadoras do projeto.
Grande parte das barracas foram ocupadas por produtoras, não à toa. O evento de agricultura familiar tem como um dos seus objetivos o destaque para as mulheres.
O evento contou com diversas visitas de consumidores de produtos orgânicos, tanto de dentro da Universidade quanto do público externo. “É uma iniciativa muito boa para trazer as pessoas aqui porque a maioria não tem acesso à alimentação orgânica. Então, eu acho que isso é muito importante tanto para a população quanto para a Universidade’’ afirmou Julia Santana, moradora de Seropédica, que sempre vem ao evento, que ocorre todas as quartas-feiras, das 8h às 13h, no P1.
Também dentro da feira aconteceu uma apresentação musical para alegrar ainda mais o ambiente em frente ao prédio central da Universidade. Além disso, na manhã da quarta-feira (12) o Projeto Carbono Zero acompanhou toda a feira para reverter o carbono emitido no evento para a plantação de árvores.
Instagram da feira de agricultura familiar – @feiraufrrj
Texto: Matheus Mendonça Foto: Rafael Gutierrez. (*)
A Semana Rural seguiu a todo vapor no seu quinto dia. Com a proposta de compartilhar conhecimento técnico e científico aos seus visitantes, foi apresentada no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), a exposição Plantas Tóxicas: belas e perigosas. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Botânica (DB) e contou com amostras do Museu de Anatomia Patológica Carlos Tokarnia.
Pilares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o ensino, a pesquisa e a extensão, são, também, as bases para a Semana Rural 2023. Pensando nisso, uma das iniciativas trazidas pelo Departamento de Botânica foi apresentar as plantas tóxicas à comunidade interna e externa. “A ideia é mostrar para a as pessoas o que são as plantas tóxicas”, destacou Verônica Moura, uma das coordenadoras de organização do projeto.
Apesar de conviverem conosco em diversos lugares, as plantas tóxicas, muitas vezes, sequer são reconhecidas como perigosas. No entanto, quando ingeridas, inaladas ou até mesmo tocadas, em certos casos, podem desencadear reações alérgicas aos indivíduos que lidam com elas.
Texto: Rafael Gutierrez. Foto: Matheus Mendonça (*)
Em mais uma noite de apresentações na Semana Rural, Sandro Martins trouxe todo o seu charme e carisma para o palco do Rural Fest. Acompanhado de uma banda bem estruturada e muita energia, o cantor embalou a noite desta quarta-feira (12) com grandes sucessos do samba e do pagode. A atração compõe o quadro de artistas presentes na Semana Rural, buscando diferentes públicos. O evento traz, a cada dia da semana, uma atração de gêneros musicais diversos.
(*) Bolsistas de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)