O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) anunciou hoje, 07 de julho, na unidade Centro do Rio da UFRRJ, um prêmio que tem o objetivo de contemplar iniciativas científicas e de inovação que estimulem o desenvolvimento do Rio de Janeiro. A proposta visa destacar teses de doutorado e dissertações de mestrado específicas sobre o estado do RJ.
O prêmio terá apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia do estado e, também, do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, do município do Rio de Janeiro.
O Friperj foi criado em 2022 e é formado por reitoras e reitores de 10 instituições, sendo quatro universidades federais (UFRRJ, UFF, UniRio e UFRJ); duas universidades estaduais (Uerj e Uenf); dois institutos federais (IFF e IFRJ), o Cefet RJ e o Colégio Pedro II. Seu principal objetivo é fomentar o apoio à educação de forma ampla, das escolas municipais e estaduais até a universidade.
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Roberto Rodrigues, é o presidente do fórum. Segundo ele, “assim, poderemos atuar coletivamente para o desenvolvimento de políticas que beneficiem a educação como um todo no Estado. Inclusive a educação básica, uma vez que atuamos na formação dos professores. Agora, a ideia é criar eixos de pesquisas, a partir dos quais as instituições se tornem ativas na vida social do nosso estado. Estamos com uma expectativa muito positiva.” Segundo o professor, a ideia é que o prêmio motive a realização de pesquisas voltadas para o Rio de Janeiro, de forma sistemática, de forma que as universidades sejam protagonistas no incentivo ao desenvolvimento. “Estamos em diálogo com as bancadas políticas do Legislativo do estado e do Congresso para nos apoiarem nesta iniciativa”. Uma das ideias é que o Legislativo ajude a fomentar recursos para uma linha de pesquisa voltada para o Rio de Janeiro. Esta é a segunda vertente da proposta do Friperj. “Algo que vá além do prêmio”, concluiu o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Na reunião de hoje, estavam presentes:
Reitor da UFRRJ, Roberto Rodrigues;
Reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega;
Reitor da Uerj, Mauro Sérgio Carneiro
Reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo
Reitor do IFRJ, Rafael Almada
Pró-reitor de Planejamento da UFRJ, Hélios Malebranche
Vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira
Professor da UFRJ, Mauro Osório
Coordenadora do PPG em Economia Regional e Desenvolvimento da UFRRJ, Maria Viviana de Freitas Cabral
Professor do PPG em Economia Regional e Desenvolvimento da UFRRJ, Joilson de Assis Cabral
Chefe de gabinete da UniRio, Vinicius Israel
Chefe de gabinete do Colégio Pedro II, Luiz Pereira
Presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine
Diretora de pesquisa do Instituto Pereira Passos, Andrea Pulici
Chefe de gabinete do Instituto Pereira Passos, Thiago Maia
Presidente da Faperj, Jerson Lima Silva
Superintendente da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Laura Brito
Subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Marina Esteves
Superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Maurício Guedes
Representando a deputada estadual Elika Takimoto, Henrique Andrade
Representando a deputada federal Jandira Feghali, Beatriz Lopes
Representando a deputada estadual Dani Balbi, Hiago Farias e Roberto Nunes
Vice-presidente da União estadual dos estudantes do RJ e representando a UNE, Cindy Oliveira