Hoje, 30/06, na reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu) foi deliberada, por unanimidade, a institucionalização dos alojamentos de estudantes de Pós-Graduação situados no bairro Ecologia, em Seropédica, mediante a aprovação do regimento e a expansão das suas instalações para a atual Casa de Hóspedes.
A relatoria do processo foi feita pelo professor José Luis Luque, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que explicou que a construção deste regimento foi resultado do diálogo entre várias partes: representantes dos estudantes de pós-graduação, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Vice-Reitoria da UFRRJ. O texto foi aprovado, unanimemente, pela assembleia dos atuais moradores dos alojamentos masculino e feminino da pós-graduação.
O professor reforçou que a aprovação deste regimento pelo Consu representa a institucionalização destes espaços. “Isto era um pleito antigo dos discentes de pós-graduação e garante sua melhor administração no futuro por meio dos canais institucionais e das normas incluídas no Regimento” explicou ele.
O alojamento da pós-graduação passará a ser parte integrante da estrutura organizacional da PROPPG por meio da criação da Coordenação de Administração dos Alojamentos da Pós-Graduação (CAAPG) integrada por representantes da PROPPG e dos alojamentos masculino e feminino. Os processos seletivos para moradores do local serão geridos por uma Comissão de Seleção de Vagas (CSV), integrada por representantes da PROPPG e dos próprios moradores.
O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, destacou o diálogo como elemento fundamental para a elaboração de uma proposta consensual, resultado de várias reuniões mensais que ele teve com os representantes dos estudantes e que resultaram em diversas melhorias na infraestrutura dos alojamentos e que colocaram em evidência a necessidade da sua institucionalização. O vice-reitor, professor César Da Ros, que também participou deste processo, enfatizou a importância da aprovação do regimento e da criação dos canais institucionais respectivos. Por outro lado, representantes dos estudantes de pós-graduação fizeram uso da palavra fazendo um histórico de todo este processo e agradecendo o empenho da Administração Central e de sua política de permanência estudantil.