A terceira edição do evento “Cidades Inovadoras”, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso, ocorreu nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. A proposta do evento é mostrar como é possível transformar nossas cidades em “cidades inteligentes”, e ainda discutir sobre práticas para torná-las mais sustentáveis.
O conceito de “cidades inteligentes” está ligado ao uso de tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente.
Este ano, a UFRRJ foi representada no evento pelo discente Erleyvaldo Bispo, fundador da iniciativa Águas Resilientes e discente de Engenharia Florestal. O estudante proferiu uma palestra nesta terceira edição cujo foco foi levantar questões relacionadas aos recursos hídricos do Mato Grosso e a importância de integrar novas tecnologias a essa pauta. O intuito de Erleyvaldo é propor uma discussão relevante sobre o uso de soluções tecnológicas para enfrentar os desafios e buscar a sustentabilidade nas cidades.