Sempre às quartas-feiras, o Laboratório 38 do Instituto de Química da UFRRJ recebe a visita animada de estudantes vindos de escolas do estado do Rio de Janeiro. Neste ano, o projeto “Descobrindo a ciência: ensinando Química através de assuntos do cotidiano” já recebeu sete escolas, uma por semana. As atividades são conduzidas por professores, monitores e técnicos do Grupo de Prática de Ensino de Ciências (Gepec-IQ).
A interação dos adolescentes com a ciência é essencial neste projeto, que iniciou as ações em 2016. Nas visitas, os jovens aprendem química na prática, e supervisionados, fazem experimentos para entender um pouco mais o que é explicado na escola.
O intuito do programa é levar conhecimento sobre a química no dia a dia e despertar interesse dos estudantes para essa área. Em uma das aulas oferecidas pelo “Descobrindo”, Ewellyn Bonadiman, estudante do CIEP 395 Henrique Rezende Novaes, de Nova Iguaçu, ficou muito entusiasmada, depois de ter participado dos experimentos. “Estou muito feliz de ter visto tudo isso. Nunca tinha entrado em um laboratório de química e é a primeira vez que estou em uma universidade.”, comentou a aluna.
Além do contato com o conhecimento prático, a professora Claudia São Sabas, responsável pela turma do CIEP 395 que visitou a Rural no mês passado, destacou outro ponto fundamental. “Eles precisam conhecer como funciona a universidade pública, saber que têm direito e que podem ter acesso a um ensino público, gratuito e de qualidade”, enfatizou a professora.
Confira nas fotos a visita de duas escolas ao Laboratório 38:
Para este ano, a agenda do projeto está fechada até novembro. A solicitação de visita é feita no começo de cada ano, em chamadas abertas pelos canais de comunicação da Universidade e da página no Instagram @gepec.iq.ufrrj
Texto e fotos: Joyce Rosa – estudante de Jornalismo, bolsista do projeto Descobrindo a Ciência.