A oficina de leitura crítica de mídia é o mais novo projeto realizado no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ (CAC), que teve início no dia 4 de maio, realizada pelo Laboratório de Educação Midiáticas (EntreMídias). Neste ano, o trabalho é voltado para a Análise Crítica de Fotografia, com um encontro semanal, sempre às quintas de 13h às 15h.
As aulas estão sendo ministradas pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Giovana Barbieri, Jonathan Monteiro, Manuella Gimenez e Maria Julia Goulart, e foram elaboradas durante as atividades de Laboratório do curso de Jornalismo, com a supervisão das professoras que organizam o EntreMídias.
Vale lembrar que as oficinas que acontecem no CAC não são direcionadas apenas para os alunos da Universidade, mas também para toda a comunidade ao redor de Seropédica.
“É a minha primeira experiência dando aula e eu não imaginava que seria tão prazeroso. Tivemos muita interação com os alunos, eles estão super engajados e fizeram muitas perguntas e comentários. A maioria são calouros da Rural, mas alguns não são nem da Universidade, mas também gostam de fotografia e, por isso, foi uma troca maravilhosa” compartilhou Giovanna, após o seu primeiro dia como oficineira.
A experiência prática das oficinas é colaborativa. Enquanto os oficineiros exercitam o que aprendem nas disciplinas do curso de Jornalismo, os participantes têm a oportunidade de experimentar o exercício da crítica da mídia e conhecer um pouco mais da Universidade.
“Por gostar muito da área da fotografia, eu me inscrevi para a oficina já bem empolgado. O projeto é bem organizado e bem trabalhado. A primeira aula, ministrada pelo Jonathan e pela Giovana foi muito expositiva, gostei da proposta de mostrar os conceitos introdutórios da fotografia, pois acho que vão ser úteis para quando tivermos disciplinas obrigatórias sobre o tema nos períodos futuros. Fomos muito bem recebidos tanto pelos veteranos quanto pela professora responsável, a Cecília. Pretendo continuar, porque realmente foi uma experiência muito legal”, contou o calouro João Marcelo da turma de 2023.1 e aluno da oficina.
Jonathan, um dos oficineiros, compartilhou suas observações sobre os primeiros dias de oficina: “o retorno que os alunos estão dando desde a primeira aula está sendo muito bom. Eles participam e mencionam como eles entendem a fotografia. Agora estão animados com a possibilidade de uma exposição. Está sendo um sucesso”.
O EntreMídias já realizou outras cinco oficinas: 1. Oficina de Fanzine; 2. Oficina de Audiovisual e Representação; 3. Oficina de Cinema – A literatura no Cinema; 4. Oficina de Videoclipes – Entretenimento e Mídia; e 5. oficina A produção da telenovela: diálogos e críticas. Você pode conferir esses e outros materiais através do site: https://entremidias.ufrrj.br
O grupo é coordenado pelas professoras do Departamento de Letras e Comunicação, Cecília Figueiredo, Rejane de Mattos Moreira e Sandra Garcia que semestralmente oferecem através da modalidade de laboratório, atividades de pesquisa e extensão para os estudantes da UFRRJ para o fomento da leitura crítica de mídias.
Texto: Victória da Silva Conceição – estagiária do Nucom/Jornalismo
Fotos: Equipe Entremídias