O câmpus Seropédica recebeu a visita, na última terça-feira, dia 25 de abril, do diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto. A coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, professora Cristiane Venancio, acompanhou o profissional, que veio conhecer algumas das principais áreas de atuação da Universidade para programar pautas para o canal. A ideia é unir esforços com o objetivo de contribuir para a divulgação científica e aproximar a sociedade da Universidade, mostrando o que ela produz. A prioridade serão as matérias que valorizam o conhecimento e a diversidade.
O Canal já atua em parceria com várias universidades pelo Brasil para geração e difusão de conteúdo audiovisual. São três modelos de atuação: coprodução e produção de conteúdo; difusão de programas educativos; e projetos em parceria com a extensão universitária. Na Rural, o diretor adjunto do Canal visitou o Centro de Arte e Cultura (CAC), o Jardim Botânico, o Museu Tokarnia, conheceu o Projeto Acolhimento e Monitoramento Animal (AMA), além do maior programa de extensão da UFRRJ, o Pré-Enem da UFRRJ.
“Para o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho é sempre uma grande oportunidade visitar instituições de ensino superior como a UFRRJ que, historicamente, é reconhecida por ter ajudado a estabelecer a base do ensino agropecuário no Brasil. Uma Universidade que está em um território muito estratégico, muito peculiar do Rio de Janeiro, rodeado de periferias, que tem um grande impacto positivo na sociedade, incluindo, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão, a ciência… Permitindo que os jovens consigam sonhar com projetos maravilhosos como esse Pré-Enem. Então, para nós, é uma grande aliança para a promoção do conhecimento e para a transformação social brasileira. É uma instituição que nos enche de orgulho e da qual queremos estar cada vez mais perto, dando visibilidade e destacando todos os cursos”, afirmou Acácio Jacinto, reforçando que a Universidade pode contar com o Canal para ajudar a reconstruir o tecido social brasileiro.
A professora do curso de Jornalismo e coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ Cristiane Venancio foi a responsável por iniciar essa conversa com o Canal. Ela aproveitou um evento promovido pelo Futura, que reuniu representantes de várias universidades brasileiras, para estreitar o diálogo e viabilizar uma parceria. “O Canal Futura é um grande incentivador da educação, e isso nos dá esperança de ver as ações da nossa Universidade serem veiculadas por equipes que valorizam o conhecimento e contribuem para a transformação de vidas. Espero que seja o início de uma grande parceria”, declarou a coordenadora.
“Nestes últimos anos, as universidades foram muito atacadas ideologicamente no cerne de suas principais ações – ensino, pesquisa e extensão. Com a mudança de perspectiva com o novo governo, parcerias e, principalmente, relações de diálogo com a imprensa e com canais que trabalham com cultura e educação, como o Canal Futura, e a visita de pessoas como o diretor Acácio à instituição, é de extrema importância para todos nós. Principalmente, no que se refere à defesa da nossa Universidade. Mostrar os trabalhos que conduzimos, nossa extensão, nossa Universidade, nossos alunos, nossas pesquisas para a sociedade, colocar isso público, deixar isso registrado, é fundamental para que aquilo que já fazemos seja divulgado e haja um corte, de uma vez por todas, das fake news sobre as instituições públicas de ensino superior”, concluiu o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues.
Fernanda Barbosa
Jornalista/CCS