Nesta segunda-feira (20/03), ocorreu o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj). A deputada estadual Elika Takimoto (PT), que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, acompanhou o debate do Fórum.
Instituído para fortalecer a interação entre as dez instituições públicas de ensino do Rio para o desenvolvimento do estado e para lutar por recomposição orçamentária, a coalizão engloba os dirigentes máximos das universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal Fluminense (UFF), Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Estadual do Norte-Fluminense (Uenf), além do Colégio Pedro II, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Para o presidente do Fórum, o reitor da UFRRJ Roberto Rodrigues, é necessário criar uma rede de inovação e desenvolvimento onde as instituições se tornem ativas na vida social do estado do Rio de Janeiro.
A Rede de Inovação para os municípios do Rio buscará atuar nos eixos sociais – saúde, energia, educação e segurança. O primeiro passo do Fórum será a elaboração, em conjunto, de um plano para as prefeituras municipais.
(Fotos: divulgação)