O Câmpus Campos dos Goytacazes (CCG/UFRRJ) recebeu, em 7 de março de 2023, a visita dos pesquisadores Andreas Sauter, Florian Hansen e Daniel Hochstädt, do Clausthal Institute of Environmental Technologies (Cutec) da Clausthal University of Technology (Alemanha). O objetivo da visita foi a discussão das últimas atividades do Projeto Trabbio (Transformation of Brazilian Organic Residue Masses into Recyclable Materials and Energy Sources), que está em fase de finalização. Além disso, a reunião também visou à busca por novas possibilidades de pesquisa conjunta.
Iniciado em 2019, o projeto Trabbio visa ao desenvolvimento e implantação de tecnologias eficientes e inovadoras para o uso ambientalmente amigável de materiais energéticos, oriundos da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é liderado pelo Cutec e pelo Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), da Technical University of Cologne, também da Alemanha. A UFRRJ, através do CCG, é parceira da iniciativa e atua em conjunto com a Embrapa Solos, Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).
O projeto teve a maior parte das atividades limitadas por suspensão ou cancelamentos, em razão da pandemia da Covid-19. Entretanto, mesmo nesse cenário, o trabalho readequou-se às limitações impostas em favor da segurança sanitária coletiva e desenvolveu atividades de pesquisas no processo de produção de biocoque e biochair, oriundos do processo de pirólise, além de pesquisas com colhedora de cana-de-açúcar, destinada a pequenas propriedades. Tais atividades compuseram três dissertações de mestrado, desenvolvidas no ITT, e duas teses de doutorado em andamento, uma no ITT e outra no Cutec.
(Texto e foto: CCG/UFRRJ)