Entre os dias 14 e 21 de janeiro de 2023, os professores da UFRRJ Leandro Fontoura (Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável/PPGPDS), Camila Rodrigues (PPGPDS), Isabela Fogaça (Departamento de Administração e Turismo/DAT-IM) e Janaina Souza (DAT-IM) participaram do Erasmus+ Natour/Ecotourism Training Camp, que ocorreu na região de Los Lagos, no sul do Chile, realizando atividades de campo e participando dos treinamentos que ocorreram nas cidades de Puerto Montes, Puerto Varas e Ilha Chiloê. Estes docentes integram o Projeto Natour, que reúne dez instituições da Europa e da América do Sul. Na Rural, o projeto é vinculado ao PPGPDS.
Leia, abaixo, o texto produzido pela equipe Natour/UFRRJ sobre sua participação no evento.
Há muito tempo se fala da riqueza dos ambientes naturais brasileiros e de seu potencial para o desenvolvimento do Ecoturismo. Entretanto, ainda há uma lacuna na qualificação profissional e no desenvolvimento das competências necessárias para o planejamento da atividade com qualidade e sustentabilidade. O projeto Natour, uma iniciativa financiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia, vem ao encontro destas necessidades.
Natour é o resultado de uma aliança entre dez instituições: Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), Universidade dos Açores (Portugal), Universidade de Freiburg (Alemanha), Pontifícia Universidade Javeriana (Colômbia), Universidade do Rosário (Colômbia), Instituto Professional Inacap (Chile), Instituto Professional Duoc UC (Chile), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Centro Europeu para Qualidade ECQ (Bulgária). Juntos, estes parceiros de países da Europa e América do Sul têm trabalhado no desenvolvimento de um curso de pós-graduação lato sensu internacional, compartilhando as mesmas bases técnicas e científicas para todos.
Durante a segunda semana de janeiro, toda a equipe gestora do Projeto Natour esteve reunida no Chile para o planejamento da implementação do curso e treinamento de campo, compartilhando experiências e habilidades relevantes para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo e interpretação da natureza. Entre os dias 14 e 21 de janeiro de 2023, os professores da UFRRJ Leandro Fontoura, Camila Rodrigues, Isabela Fogaça e Janaina Souza participaram do Erasmus+ Natour/Ecotourism Training Camp Chile, que ocorreu na região de Los Lagos, no sul do Chile, realizando atividades de campo e participando dos treinamentos que ocorreram nas cidades de Puerto Montes, Puerto Varas e Ilha Chiloê.
“O encontro foi muito importante para o fortalecimento do curso e das parcerias, trazendo qualificação diversificada de alto nível e oportunizando o desenvolvimento do ecoturismo em bases sustentáveis”, disse Leandro Fontoura, coordenador do projeto Natour Brasil UFRRJ.
A professora Camila Rodrigues também destaca a perspectiva do curso em “promover o ecoturismo como estratégia de conservação e valorização da função pública das áreas protegidas, incluindo a sensibilização da sociedade sobre a importância dessas áreas e o engajamento efetivo da população local na dinâmica do turismo”.
Pós-graduação internacional
O objetivo do projeto Natour é desenvolver um programa de estudos de pós-graduação internacional na área do ecoturismo e interpretação da natureza, tendo como princípios o crescimento econômico, o uso sustentável dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades locais.
Janaina Souza acrescenta que o encontro no Chile fez com que toda equipe pudesse criar metodologias para tornar a interpretação da natureza numa experiência memorável. ¨Vivenciamos na prática do campo, o compartilhamento dos conhecimentos científicos e populares, através de recursos semióticos, etnográficos e de narrativa. Juntos, nós desenhamos, pela própria vivência, a melhor entrega de experiência e interpretação”, afirmou a docente.
A professora Isabela Fogaça destaca que a oportunidade de um curso em parceria com instituições internacionais possibilita compreender como o ecoturismo é planejado nestes países e como se dá a integração com seus territórios e comunidades de entorno, além de apreender boas práticas para a aplicação em nosso país. “Tópicos como políticas públicas de educação turística, de implementação de infraestrutura, desenvolvimento regional e parceria com a comunidade foram destaques na experiência no Chile, nos levando, a todo momento, a pensar o Brasil e como aprimorar o turismo no nosso país”, disse Fogaça.
Os coordenadores da Natour Chile, Francisco Santa Maria, da universidade Duoc UC, e Cristian Villarroel, da universidade Inacap, organizaram uma semana de excelência em treinamento para toda equipe internacional do Natour.
O desafio agora fica por conta do Brasil, pois o próximo encontro internacional dos gestores acontecerá em setembro, no estado do Rio de Janeiro, e será organizado pela equipe da UFRRJ, com apoio da equipe da UNB.
Fotos do evento (crédito: equipe Natour/UFRRJ)
Saiba mais
Para mais informações, acesse https://forms.gle/qWWuDkA6GHVvPY8m6
Neste vídeo as lideranças do Natour falam sobre o Projeto Natour: https://www.youtube.com/watch?v=CVhRX8vJ38w
Notícias sobre o evento publicadas pelas universidades parceiras:
Post no Facebook da Universidade Javeriana (Colombia)
Post da Universidade dos Açores
Texto e fotografias: Natour/UFRRJ
Revisão e edição: CCS/UFRRJ