A Administração Central da UFRRJ repudia, de forma veemente, os atos criminosos de violência política praticados na tarde deste domingo (08/01/2023) por manifestantes golpistas de extrema direita, que resultaram na invasão e na depredação do patrimônio público das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, causando indignação e repulsa da maioria da população brasileira.
Os ataques criminosos às sedes dos três poderes representam um atentado direto contra a democracia brasileira e aos direitos consagrados na Constituição Federal de 1988, arduamente conquistados nas lutas sociais e políticas contra a ditadura civil-militar, instaurada em abril de 1964.
Em uma sociedade democrática, o respeito à vontade popular — expressa no voto depositado pela maioria da população nas urnas para a escolha de seus legítimos governantes e representantes junto ao poderes legislativos — é condição primordial para o pleno funcionamento das instituições republicanas.
A UFRRJ reitera o seu apoio às instituições democráticas e a confiança nas autoridades que estão apurando os fatos deste lamentável incidente na história de nosso país. Que os responsáveis e seus financiadores sejam identificados e devidamente punidos e que a democracia seja fortalecida em nosso país.
A Administração Central da UFRRJ também endossa as manifestações da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) — veja nos links abaixo.
Equipe da Administração Central
Nota de repúdio da SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/50-entidades-subscrevem-nota-da-sbpc-que-repudia-crimes-contra-a-democracia/