Em mais uma iniciativa para promover a internacionalização, a UFRRJ recebeu, na manhã desta segunda-feira (5/12), o reitor da Universidade de Cabo Verde (UNICV) José Arlindo Barreto. Ele se reuniu com o reitor da UFRRJ Roberto Rodrigues, no Gabinete da Reitoria, onde foi assinado um Termo de Cooperação entre as duas instituições. O documento, que tem validade de cinco anos, representa a abertura de um diálogo que pode levar a futuras parcerias acadêmicas. Também estiveram presentes ao encontro o vice-reitor César Da Ros, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Luis Luque e a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais Isis Sardinha, além do administrador-geral da UNICV Silves Moreira.
“É uma satisfação muito grande recebê-los aqui e firmar esse acordo. A internacionalização é uma necessidade, e temos a intenção de ampliar as parcerias com universidades da África”, disse Roberto Rodrigues, ressaltando que, há menos de duas semanas, a Rural havia fechado um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual de Lagos, da Nigéria (clique aqui para mais informações).
Depois de elogiar a beleza do câmpus Seropédica e destacar a ligação histórico-cultural entre os dois países, o reitor José Arlindo Barreto afirmou que o intercâmbio com o Brasil é estratégico. “Vamos trabalhar para retomar uma política de internacionalização e de intensas trocas, com uma agenda particular voltada ao Brasil. Anteriormente, havia um intercâmbio maior – a propósito, muitos de nossos professores e pró-reitores foram formados aqui em seu país. Queremos retomar isso”, disse Barreto, que iniciou sua gestão há pouco mais de oito meses.
O encontro com os representantes da UNICV contou ainda com o apoio das professoras Sueli Moreira e Consuelo Salvaterra, ambas do curso de Hotelaria (ICSA/UFRRJ).