O professor Mário Geraldo de Carvalho, do Departamento de Química Orgânica (IQ/UFRRJ), foi agraciado com a Medalha Prof. Walter Mors numa premiação realizada no último dia 27 de outubro.
A honraria é concedida a pesquisadores que tenham atuado ativamente em pesquisa e/ou ensino nos últimos 10 anos com destacada liderança científica no país e no exterior. Os candidatos à Medalha foram indicados por membros da comunidade, diretamente, no momento da inscrição no evento “Jornada Fluminense de Produtos Naturais”, que acontece no Rio de Janeiro a cada dois anos. Esse Ano a VI JFPN foi realizada entre os dias 24 e 27 de outubro na UFRJ, câmpus de Macaé.
Os critérios de seleção sempre devem conter, mas não se restringir a:
• Produção científica independente;
• Orientações na pós-graduação;
• Contribuições para a sociedade;
• Lideranças e contribuições pessoais para a melhoria do ensino e pesquisa na química de produtos naturais;
• Impacto dos trabalhos científicos realizados.
As indicações foram enviadas a um Comitê Externo, composto por pesquisadores nacionalmente reconhecidos, que selecionaram três candidatos. Os nomes dos indicados podem ser vistos em https://jfpn.com.br/homenagem-prof-walter-mor/
No resultado final, houve a indicação de um Pesquisador e de uma Pesquisadora. Além do professor Mário Geraldo de Carvalho, da UFRRJ, também foi agraciada a professora Suzana Leitão, da UFRJ.
O professor Mário Geraldo de Carvalho aposentou-se como associado e livre docente em 2011 para assumir o cargo de Prof. Titular Livre na UFRJ. Em 2012, retornou à UFRRJ para assumir uma vaga de Titular Livre. Atualmente é pesquisador ID do CNPq e Cientista nosso Estado, desde 2009. Leciona as disciplinas de Análise Orgânica e Química Orgânica Básica. Faz pesquisas em Química de Produtos Naturais e colabora com pesquisadores de áreas afins.