O projeto OpenSoils – Inovando na Agricultura Digital, de Pedro Vieira Cruz (UFRRJ, ESALQ/USP), Sabrina Oliveira (UFRRJ) e Sérgio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ, UFRJ), dentre outros pesquisadores de instituições parceiras, levou o terceiro lugar no Selo de Inovação SBC 2022, projeto da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Através deste Selo, a SBC seleciona trabalhos acadêmicos potencialmente inovadores, originais, viáveis e que têm forte impacto social. Os projetos vencedores foram selecionados entre mais de 25 propostas recebidas e cinco finalistas apresentadas durante a 42ª edição do Congresso da SBC, em agosto.
“Tivemos a oportunidade de submeter parte do projeto OpenSoils para concorrer ao concurso nacional do ‘Selo de Inovação da SBC’, que aconteceu junto ao 42º Congresso da SBC. Esta proposta foi avaliada por bancas de especialistas em inovação, computação e mercados; foi agraciada juntamente com mais dois projetos inovadores. Iniciou-se na proposta, ações desde a graduação da UFRRJ, evoluindo e desdobrando-se em TCCs, ICs, dissertações, teses, artigos e inovações com a integração de alunos de graduações e de PGs, onde atuamos. Destaco que dentre os participantes originais do projeto está Sabrina Oliveira, atualmente mestranda do PPGIHD/UFRRJ, atuando no projeto e Alessandra Bessa (egressa do PPGIHD/UFRRJ), onde atuou até o ano passado”, informa o professor Sérgio Serra (Departamento de Computação), coordenador do projeto.
A lista completa de autores (em ordem alfabética) do projeto é composta pelos pesquisadores Anderson Neto da Silva (PPGI/UFRJ), Antoanne Pontes (PPGI/UFRJ e CESAR School), Eber Assis Schmitz (PPGI/UFRJ), Élton Carneiro Marinho (PPGI/UFRJ), Pedro Vieira Cruz (UFRRJ, ESALQ/USP), Ronilson Pinho (PPGI/UFRJ e CEFET-RJ), Sabrina Oliveira (PPGIHD/UFRRJ) e Sérgio Manuel Serra da Cruz (UFRRJ, UFRJ).
Para conhecer mais sobre a plataforma, sua história e funcionalidades, acesse OpenSoils
Com informações da Biblioteca Central da UFRRJ e SBC.